Revista TÊNIS

Pedra, papel e tesoura?

Como os parceiros devem se comunicar na dupla e o que são aqueles enigmáticos sinais de mão?

André Sá Publicado em 17/06/2011, às 13h33 - Atualizado em 17/09/2013, às 18h38

Você já deve ter visto os sinais que os duplistas fazem antes do começo dos pontos e também aquele cochicho antes de o ponto iniciar. Então, neste texto vou tentar explicar o que exatamente estamos combinando nessas horas. Primeiramente, vamos falar dos sinais mais básicos. Eles podem ser usados tanto nos games de saque como nos de devolução.

A comunicação é imprescindível durante um jogo de duplas e essa linguagem de sinais tem o intuito de tentar antecipar o que vai acontecer durante o ponto. Dentro da quadra, esses sinais servem não só para confundir os adversários, mas também para manter sempre uma boa comunicação entre a dupla.

SINAIS BÁSICOS

1 - Mão fechada Quer dizer: "Não vou me mexer". Estou na rede e vou ficar no meu lado, aguardando uma chance de cruzar e interceptar a bola durante a continuação do ponto e não na primeira bola.

2 - Mão aberta Quer dizer: "Vou cruzar e interceptar a bola logo na devolução de saque do adversário".

SINAIS "AVANÇADOS"

Esses são sinais básicos, mas, durante uma partida, as coisas podem não estar saindo como você quer e aí é preciso improvisar e variar os sinais, como, por exemplo:

1 - Nos games em que sua dupla está sacando Quando você vê o sacador falando com o parceiro, ele esta dizendo onde vai sacar (aberto, fechado ou corpo) e aí o jogador da rede dá o sinal de mão fechada ou aberta, avisando o que ele pretende fazer. Nas duplas, é muito importante a variação dos sinais já que a intenção é atrapalhar o devolvedor.

2 - Nos games em que sua dupla está devolvendo Ocorre basicamente a mesma coisa que nos games de saque. O jogador da rede dá o sinal de mão aberta ou fechada dizendo se vai cruzar ou não na primeira bola após a devolução.

3 - Australiana Os sinais ficam um pouco mais complicados quando a dupla decide fazer uma jogada que se chama "australiana", que tem esse nome porque foi inventada na Austrália. A australiana é quando os jogadores se alinham um atrás do outro (um na rede outro no fundo). Ela só é realizada nos games em que a dupla tem o saque, e é feita para atrapalhar ainda mais o devolvedor. Aí os sinais mudam, pois o jogador da rede indica com os dedos para qual direção ele vai. Com a mão esquerda para trás, você mostra ao seu parceiro com o dedo mindinho que vai para a esquerda e com o dedão (ou indicador), que vai para a direita. Se você for canhoto, vale o contrário.

Observação:

Durante uma partida profissional de duplas você já deve ter observado o sacador, em alguns momentos, dizer "Não!" para o parceiro da rede após ele mostrar um sinal de mão. O que isso significa? Quer dizer que o sacador não quer que o seu parceiro faça aquela jogada (cruzar a rede, por exemplo) e prefere que ele lhe dê outra opção. Então, é comum ouvir "Não!" e "Sim!" do sacador, pois geralmente é ele quem vai definir o que o companheiro deve fazer.

ANDRÉ SÁ
Top 60 do ranking de duplas. Em 2008, formou a 9ª melhor parceria do mundo com Marcelo Melo. Hoje joga ao lado de Franco Ferreiro. Já foi 55o da ATP em simples em 2002, ano em que foi quadrifinalista em Wimbledon.