Os campeões do 46º Banana Bowl

Tradicional torneio brasileiro de tênis acabou nesse domingo

Da redação em 14 de Março de 2016 às 17:08

Uma das competições mais tradicionais de tênis do Brasil chegou ao fim nesse domingo. Iniciada no último dia 7 de março em São José dos Campos, o Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio reuniu disputas dos 14, 16 e 18 anos (feminino e masculino) e consagrou nesse fim de semana os campeões de sua 46ª edição. Confira:


SIMPLES

18 anos masculino
Muito amigos fora de quadra, o norte-americano Ulises Blanch e o alemão Louis Wessels protagonizaram três disputados sets nesse domingo na final da categoria 18 anos masculino. O torneio ITF de Grau 1 terminou com Blanch levando a melhor por 2 sets a 1 com parciais de 6/4,  6/7 (6-7) e 7/6 (7-6).

Com a vitória, ele se tornou o sexto norte-americano a vencer o Banana Bowl. Entre os antigos campeões, merecem destaque: John McEnroe, Andy Roddick e Bill Stanley; além de David Witt e Spencer Papa. Já Wessels é o primeiro alemão a atingir à final masculina do torneio.

“É um sentimento incrível, salvei dois match points, foi uma partida muito dura e joguei extremamente bem”, disse Blanch após a decisão. “Nós dois somos bons sacadores, mas também devolvemos muito bem. Tentei devolver o melhor que pude e também variar o jogo. Estou aliviado por conseguir vencer”, completou.

18 anos feminino
A equilibrada final entre europeias na categoria 18 anos feminino coroou a húngara Panna Udvardy como campeã da categoria. Nesse domingo, ela conseguiu o feito após virada sobre a britânica Emily Appleton por  parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.

A decisão foi a terceira partida de três sets seguida para Udvardy no torneio. Nas quartas de final, ela também alcançou uma virada contra a americana Caty McNally; já nas semifinais, e, um jogo de altos e baixos frente à paraguaia Lara Escauriza.

Atual 71ª do ranking juvenil, a húngara de 17 anos venceu seu primeiro torneio G1 e soma 150 pontos, enquanto a 110ª colocada britânica fatura 100 pontos. “É o meu primeiro título de Grau 1 e fico muito feliz por isso. Foi uma final dura e precisei estar focada em cada bola”, disse comentou. “Ela estava sacando muito bem, então o jogo mentalmente foi muito duro, era difícil para devolver”.

16 anos masculino
Em decisão 100% brasileira, o brasiliense Gilbert Klier Junior conquistou o título da categoria 16 anos masculino ao vencer de virada o pernambucano João Lucas Reis por 0/6, 6/2 e 6/1. Feliz, o tenista analisou a partida: “Comecei errando um pouco mais que o normal, em uma intensidade um pouco abaixo, aí ele jogou bem e passou por cima”. “No segundo set, eu consegui uma intensidade mais alta e fiz com que ele jogasse mais os pontos, parei de errar e dei menos chances para ele”, completou o campeão.

16 anos feminino
Principal cabeça de chave, a venezuelana Luniuska Delgado conquistou o título da categoria 16 anos feminino. Em final contra a mineira Marina Figueiredo, Delgado marcou as parciais de 7/5 e 6/2 para conquistar o título. “Queria muito chegar à final e ganhar para ir à Gira Europeia de 16 anos”, comentou a campeã.

14 anos masculino
O argentino Santiago De La Fuente consagrou-se campeão da categoria 14 anos masculino do 46º Banana Bowl. Principal cabeça de chave do torneio, o jovem tenista venceu de virada o seu compatriota Josue Mamani por parciais de 3/6, 6/2 e 6/2. A categoria, que conta pontos para o ranking sul-americano da COSAT, já teve Juan Martin Del Potro como campeão.

14 anos feminino
A goiana Nalanda Silva chegou à final da competição, mas acabou ficando com o vice-campeonato da categoria 14 anos feminino. Nesse sábado, a tenista foi superada pela chilena Jimar Gerald em sets diretos por parciais de 6/4 e 6/3.

Apesar de não conquistar o título, a brasileira sai feliz com o resultado: “Foi minha primeira final nas etapas de cima e uma experiência muito boa, não joguei mal”, disse Nalanda. “Ela estava batendo mais forte e eu não consegui manter o meu padrão de jogo. Quando eu encurtava mais a bola, ela entrava e atacava, e eu não conseguia pegar”, analisou.


DUPLAS

18 anos masculino

U. Blanch (EUA)
Y. Watanuki (JAP)
x J.Aguilar (BOL)
B.Britez (PAR)
duplo 7/6 (7-4)


18 anos feminino

M. Hontama (JAP)
A.Miyamoto (JAP)
x M. Bjorklund (SUI)
M. Portillo Ramirez (MEX) 
7/5 e 6/4


16 anos masculino

J. Lucas Reis (BRA)
M. Pucinellli (BRA)
x M. Alves Cardoso (BRA)
B. Skierkier (ARG)
duplo 6/4


16 anos feminino

L. Delgado (VEN)
M. Figueiredo (BRA)
x H. Doldan Vinales (PAR)
S. Doldan Vinales (PAR)
6/3 e 6/1


14 anos masculino

R. Burruchaga (ARG)
S. de La Fuente (ARG)
x P. Dias Boscardin (BRA)
N. Rodrigues (BRA)
4/6, 6/1 e 10-7


14 anos feminino

M. Torres Murcia (COL)
I. Ciancaglini Rivera (BOL)
x N. Isago (BRA)
N. Silva (BRA)
7/6 (7-3) e 6/3
Notícias Banana Bowl

Mais Notícias