Você usa a articulação do ombro em todos os movimentos, então a mantenha saudável a partir de novos hábitos
Sarah Unke em 12 de Novembro de 2009 às 07:47
NÃO HÁ COMO negar um problema no ombro quando você está sacando. Pergunte à Maria Sharapova, que perdeu nove meses de jogo se recuperando de uma lesão que necessitou de cirurgia e a forçou a diminuir os movimentos da articulação na hora do saque. De acordo com Todd S. Ellenbecker, diretor clinico na Clínica de Esportes "Physiotherapy Associates Scottsdale" e presidente do Comitê da USTA na área de Ciências do Esporte, o forte impulso na hora do "overhand" (como é chamado o movimento de laço acima da cabeça) e a desaceleração após o saque pode sobrecarregar o ombro, que - ao contrário de outras articulações - tem apenas alguns ligamentos e uma cápsula fina para mantê-la estabilizada.
O suporte do ombro está nos quatro músculos que envolvem a articulação. O problema é que ela tem mais movimentação do que qualquer outra do corpo, então os tendões que conectam estes músculos podem sentir a sobrecarga e serem lesionados pelos movimentos do esporte.
De fato, o ombro de um jogador tente a ser mais franco do que o de qualquer outra pessoa. "Isso é produto do stress causado por cada movimento de saque", afirmou Ellenbecker. Lesões na região do ombro podem levar tanto a irritações quanto a lágrimas, causando dores e relutância em usar a força. Felizmente, os tenistas podem se prevenir dessas lesões incorporando alguns hábitos.
HÁBITOS PARA OMBROS SAUDÁVEIS
1. SEJA CAUTELOSO
"Uma das principais causas das lesões no ombro é a sobrecarga, seja em longos períodos ou em curtos", conta Dr. W. Ben Kibler, diretor médico do "Shoulder Center of Kentucky", em Lexington, e membro do Comitê da USTA na área de Ciências do Esporte. Pare de jogar quando sentir qualquer fisgada no ombro. Não agrave o problema entrando em quadra com qualquer tipo de dor. Descansar é bom, e não uma falha.
#Q#
2. EVOLUA O MOVIMENTO
Talvez seja importante dizer que o ombro tem mais movimento que qualquer outra articulação no corpo, mas também é o menos estável e mais sensível, comenta Ellenbecker. Para colocar efeito e força na bola na hora do serviço, o ombro rotaciona 120o ou mais. E, de acordo com uma pesquisa publicada por Kibler e seus colegas, o ombro se movimenta em uma velocidade incrível, a mais de 75 km/h para alcançar a velocidade desejada na bola. O que você deve evitar é puxar seu ombro muito para trás durante o saque. Um professor pode ajudar na evolução dos movimentos. Se ele vir um erro, poderá ajudar a corrigi-lo.
3. TOME CUIDADO
Deixe o ombro livre de dor e pronto para o jogo tomando os cuidados necessários. Se aqueça antes de jogar, alongue-se e faça alguns treinamentos para preparar os músculos que rodeiam a região. Para se aquecer, faça alguns exercícios dinâmicos como movimentar os braços em círculos, e movimentos de corpo inteiro que usem principalmente o braço e o tronco.
Pesquisas do "Medical College of Georgia", em Augusta, mostram que exercícios regulares que utilizam pesos leves aumentam a resistência do ombro e podem ajudar na velocidade e agressividade do saque. Ellenbecker recomenda que se inicie com não mais de dois quilos.
Para aumentar a flexibilidade e prevenir dor nos músculos que envolvem a articulação do ombro, Ellenbecker sugere que se faça exercícios localizados no ombro. Torne isso um hábito e pratique três vezes por semana, ou todos os dias, se quiser um resultado ainda melhor.
From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services