As melhores do ano / Sobrevivente / Tchau, Pato / Banido / Nadal vence de novo / Agora vai / Ameaça / The Bachelor? / Não faça isso, Mirka!
Da redação em 12 de Dezembro de 2014 às 00:00
Terminada a temporada, a WTA divulgou a lista com as melhores tenistas do ano. Pela sexta vez, Serena Williams foi eleita a principal atleta. “Foi um ano incrível. Sou realmente abençoada por estar jogando nesse nível nessa altura da minha carreira”, comentou a norte-americana, que recebeu 36 dos 58 votos possíveis na eleição entre representantes da mídia. Mas ela não foi a única contemplada. A WTA indicou a suíça Belinda Bencic como a novata do ano, a canadense Eugenie Bouchard como a tenista que se aprimorou mais, a croata Mirjana Lucic-Baroni como a que teve melhor retorno após afastamento, e a parceria das italianas Sara Errani e Roberta Vinci como a melhor dupla de 2014.
Sunny Logan, de apenas 10 anos, viveu um dos momentos mais felizes de sua vida recentemente. A menina começou a jogar tênis aos cinco anos, foi diagnosticada com um raro tipo de câncer, mas conseguiu superar a doença. De volta às quadras, ela teve uma grande surpresa. Convidada a visitar a IMG Academy, na Flórida, Logan treinava alguns saques quando recebeu a visita de ninguém menos que Maria Sharapova. A russa bateu bola com a garota e a incentivou a continuar no tênis.
Apesar de ter conseguido retornar ao top 100, a parceria entre Thomaz Bellucci e o treinador espanhol Francisco Clavet chegou ao fim depois de um ano de trabalho. O tenista brasileiro anunciou que “foi uma decisão de comum acordo”. “O Pato tem alguns projetos pessoais para o ano que vem na Espanha que o impossibilitaria de viajar a temporada inteira. Eu quero um técnico que me acompanhe o circuito. Então, finalizamos amigavelmente o que havíamos combinado há um pouco mais de um ano. Nosso acordo era até o final deste ano”, apontou Bellucci que disse ter preferência por um treinador brasileiro.
Um árbitro francês foi banido definitivamente do esporte por violações ao código de integridade. Morgan Lamri, ex-tenista que chegou a atuar como juiz de cadeira em alguns Futures e Challengers, recebeu a sentença por supostamente ter apostado em jogos nos quais arbitrou, além de tentar influenciar o resultado de partidas. O francês de 22 anos nega as acusações e diz que apostava somente por diversão e nunca em jogos nos quais estava envolvido.
Como teve que encerrar a temporada mais cedo devido a uma apendicite, Rafael Nadal aproveitou para participar de diversas ações promocionais, entre elas uma nova partida de pôquer contra o ex-futebolista Ronaldo. A partida foi realizada em Londres e novamente o brasileiro acabou derrotado. Como prêmio pela vitória, o espanhol levou 50 mil euros para sua fundação beneficente.
A temporada 2014 de Andy Murray foi bastante abaixo das expectativas. Depois de trocar Ivan Lendl por Amelie Mauresmo, o britânico não manteve o nível e quase saiu do top 10. Para piorar, teve uma atuação lamentável diante da torcida no ATP Finals. No entanto, nada melhor do que o amor para recuperar o ânimo. Assim, ele aproveitou o fim de ano e pediu a namorada Kim Sears em casamento. Eles estão juntos desde 2005.
O tenista romeno Marius Copil disse que foi ameaçado de morte depois de se negar a participar de um esquema de apostas. Ele alega que foi contatado (através de sua conta no Facebook) para armar um resultado, mas, como não aceitou, passou a receber ofensas e mensagens ameaçadoras. “Ofereceram 30 mil euros para que eu perdesse um set. Imediatamente avisei as autoridades”, declarou o romeno, que apagou seu perfil e disse esperar que os envolvidos possam ser encontrados e banidos do esporte.
Em entrevista recente, Kei Nishikori, um dos grandes destaques do circuito neste ano, comentou que inveja seus colegas que conseguem viajar ao lado das esposas e namoradas. “Tenistas estão sempre viajando e viajar com suas parceiras deve ajudar a diminuir o estresse. Seria legal ter alguém do meu lado um dia”, afirmou o japonês. Segundo boatos, contudo, ele tem um affair com a compatriota Honami Tsuboi, ginasta.
A amizade entre Roger Federer e Stan Wawrinka quase foi por água abaixo devido a uma atitude de Mirka na partida semifinal entre eles no ATP Finals, em Londres. Durante o tenso terceiro set do jogo, Wawrinka virou-se para o local onde os parentes de Federer estavam e reclamou de alguma atitude da esposa de seu adversário. A televisão captou o áudio de uma mulher, supostamente Mirka, dizendo: “Bebê chorão!” Stan ficou indignado e precisou ser contido pelo árbitro, que chamou sua atenção. Depois da partida, houve uma longa discussão entre os dois tenistas no vestiário devido ao ocorrido. Dias depois, porém, Federer e Wawrinka fizeram questão de mostrar que tudo estava em paz entre eles.