O que rola fora das quadras
Da redação em 21 de Março de 2013 às 07:35
Um prodígio do tênis que acabou se perdendo por diversos problemas fora da quadra, Jennifer Capriati parece não conseguir se livrar das controvérsias. Recentemente ela foi acusada de agredir o namorado, exatamente no dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Capriati contesta e diz que apenas se defendeu por estar sendo agredida verbalmente, empurrando o homem para longe de si.
Em 2013, a WTA completa 40 anos e aproveitou para lançar uma campanha chamada "40 Love" para comemorar a data. Stacey Allaster afirmou que a história da entidade é inspiradora e que a campanha celebra o esporte feminino. Jogadoras da atual geração, como Maria Sharapova, e ex-tenistas participaram da gravação do comercial e posaram para fotos com o tema.
No fim de semana do dia 9 de março, Guga passou pela terceira cirurgia no quadril. Enquanto ainda estava no circuito, o catarinense havia sido operado em fevereiro de 2002 e setembro de 2004, mas ainda convivia com muitas dores. "Nossa intenção é de que o Guga volte a jogar tênis livre das dores que o incomodavam e limitavam suas atividades", explicou o Dr. Richard Canella, responsável pela operação.
A belga Kim Clijsters, que se aposentou "definitivamente" do tênis no ano passado, promete ficar mais ocupada com sua família nos próximos nove meses. A ex-número 1 do mundo e seu marido, o jogador de basquete Brian Lynch, estão esperando o segundo filho. "Olá, pessoal. Temos notícias ótimas para anunciar a vocês. Jada [primeira filha do casal] terá uma irmã!", divulgou Clijsters em seu Twitter. Ela se casou com Brian em 2007 após anunciar sua primeira aposentadoria do tênis e ambos tiveram Jada, que está próxima de completar cinco anos. No retorno ao esporte, dois anos depois, a belga venceu o US Open e permaneceu jogando até o ano passado quando encerrou (novamente) a carreira em Nova York, aos 29 anos.
Andy Murray, anunciou que adquiriu, pelo valor de 1,8 milhão de libras esterlinas (mais de R$ 5 milhões), um hotel de luxo próximo de Dunblane, cidade onde nasceu. A propriedade, a mansão vitoriana Cromlix House, construída em 1874, está localizada em 20 hectares de florestas e campos, e conta atualmente com capela, refeitório, biblioteca, salões e salas de reunião. "Estou feliz por ter adquirido esse imóvel. Espero transformá-lo em um negócio de sucesso e garantir seu futuro", afirmou o tenista, que pretende reabrir a propriedade em 2014 como um alojamento cinco estrelas.
Ao longo da semana, foram vistas várias lixeiras para a coleta seletiva de lixo na Federação Catarinense de Tênis. A preocupação com o meio ambiente foi um ponto de destaque do Brasil Tennis Cup, que, no dia da final, convidou as brasileiras Bia Haddad, Maria Fernanda Alves e Carla Tiene, capitã do País na Fed Cup, para plantar árvores nativas, Mussaenda Branca, a fim de compensar a emissão de carbono do evento.
Em comemoração ao Dia Mundial do Tênis, em 4 de março, o Brasil Tennis Cup e a CBT promoveram o Festival Tennis 10's, que teve dois dias de atividades para crianças entre três e 10 anos, além das participações de Bia Haddad e Carla Tiene. A maioria das crianças eram da Escolinha Guga Kuerten.
Em 2001, Guga esteve em Florianópolis para defender o Brasil na Copa Davis. Porém, na mesma Federação Catarinense de Tênis,12 anos depois, ele experimentou a sensação de estar fora da quadra e ainda levou a filhinha Maria Augusta, do casamento com a fonoaudióloga Mariana Soncini, para ver os jogos. E ai, será que teremos uma nova campeã?
Tecladista do Guns n'Roses, Chris Pitman aproveitou a estadia em Florianópolis, onde tocou em um show, para conferir a estreia da compatriota Venus Williams no Brasil Tennis Cup. Mas nem ele, nem a norte-americana contavam com a forte chuva que adiou a rodada. Mas, ainda assim, a figura soube levar na esportiva e posou para as câmeras dos fotógrafos.
A presença de Venus Williams chamou a atenção também de outros esportistas que sabem apreciar o melhor do tênis. Adilson Batista, técnico do Figueirense, aproveitou a folga e foi acompanhar partida da norte-americana, e sequer se importou em ter um lugar especial. O treinador se sentiu bem à vontade na arquibancada da quadra central.
Durante seus treinos em Floripa, Venus Williams teve um encontro para lá de especial. Maria Esther Bueno, maior tenista brasileira da história, aproveitou a visita ao Brasil Tennis Cup, onde trabalhou como comentarista, para conversar um pouco com a norte-americana. Ao todo, Venus e Maria Esther compartilham 41 títulos de Grand Slam, sendo 22 da mais velha das Williams contra 19 da paulistana.