Espanhol aproveitou falhas de seu algoz em Buenos Aires e avançou em Mônaco
Da redação em 14 de Abril de 2016 às 13:57
Considerado por muitos o rei do saibro, o espanhol Rafael Nadal sofreu, mas mostrou superioridade diante do jovem Dominic Thiem – seu algoz em fevereiro no ATP 250 de Buenos Aires - e se classificou para as quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo. Em jogo realizado na manhã desta quinta-feira, o cabeça de chave número cinco derrotou a promessa austríaca por parciais de 7/5 e 6/3, após 2h03 de partida.
Apesar de a vitória ter vindo em sets seguidos, o confronto não foi nada simples para o canhoto de Mallorca, que só conseguiu crescer quando seu adversário passou a falhar mais frequentemente. Nas duas parciais, Thiem saiu na frente, quebrando o serviço espanhol. As vantagens, porém, foram revertidas ao passo que o tenista de 22 anos teve as quebras devolvidas e desperdiçou break points – 15, ao todo.
“O nível de ambos estava muito alto. Claro que perdi inúmeras chances, mas lutei de maneira inacreditável em todo o primeiro set. No final, claro que foi uma grande decepção ter perdido”, comentou Thiem. “Mas é muito importante para mim, jogar partidas como essa. Mesmo quando eu perco, como hoje, ainda é uma ótima experiência”, completou.
Vitorioso, Nadal se demonstrou plenamente satisfeito com sua atuação: “Estou muito feliz porque essa vitória significa que eu estava realmente pronto para encontrar e executar as decisões corretas, nos mais importantes momentos do jogo. Lutei todo o tempo e nunca desisti, mesmo nas partes mais difíceis que tive durante o primeiro set”.
Classificado para as quartas de final em Monte Carlo, torneio no qual é octacampeão, Rafa tem como próximo adversário o suíço Stan Wawrinka. Quarto melhor tenista do mundo, ele vem de uma vitória tranquila sobre o francês Gilles Simon por parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 1h22 de partida.
No retrospecto geral entre os dois, o espanhol possui ampla vantagem, com 13 vitórias em 17 encontros. Nas quadra de saibro, Nadal também sai na frente, com quatro triunfos e apenas uma derrota. Entretanto, este é, dos cinco resultados, o mais recente. O jogo valeu pelas quartas de final do Masters 1000 de Roma, no ano passado. Nele, Wawrinka desbancou o canhoto em sets seguidos, ambos definidos no tie break.