Torneios de beach tennis que ocorrem simultaneamente aos grandes eventos de tênis
Guilherme Prata em 24 de Abril de 2013 às 10:53
Torneio de beach tennis concomitante ao ATP de Tóquio
TODO GRANDE EVENTO esportivo mundial costuma conjugar diversas atividades paralelas à atração principal. Os Grand Slams do tênis, por exemplo, possuem as categorias masculino, feminino, simples, duplas e duplas mistas. Porém, também abarcam os juvenis e cadeirantes, além de competições amistosas de veteranos etc. Ou seja, inúmeras coisas ocorrem concomitantemente.
Durante o circuito mundial de tênis, é possível encontrar eventos que vão ainda mais longe e misturam o "clássico com o contemporâneo". O Masters 1000 de Miami, US Open, Roland Garros, além dos torneios de Stuttgart e Tóquio promovem clínicas e até torneios de beach tennis em sua programação.
No inicio de 2012, um dos torneios que mais chamou a atenção no mundo do beach tennis foi o Porsche Beach Tennis Grand Prix. Esse torneio ocorreu durante o Aberto de Stuttgart, na Alemanha. A organização criou uma arena incrível de beach tennis perto da quadra principal de tênis. Apesar de ter sido um torneio de menor pontuação, foi possível perceber que a modalidade de areia atrai a atenção do público e que pode estar presente em grandes eventos de tênis. Em 2012, o Brasil ficou com o vice-campeonato lá com a dupla Marcus Ferreira e Thales Santos.
Entre os eventos que seguem essa linha, tentando conciliar tênis e beach tennis, está o US Open, que distribui grandes pontuações em ambas as modalidades. O torneio de beach tennis é um G1 disputado em Long Island e um dos mais procurados pelos jogadores que gostam de misturar competição com turismo. Durante os quatro dias de evento, são montadas 20 quadras, e as partidas podem ser disputadas tanto por profissionais quanto por amadores. A maior parte dos competidores se hospeda em Long Island mesmo, no hotel indicado pela organização ou em casas alugadas, sendo essa última a melhor relação custo-benefício. Alguns optam por se hospedarem em hotéis em Manhattan para desfrutar de todas as qualidades da Big Apple. Porém, a distância pode dificultar o desempenho do atleta e a participação nas divertidas confraternizações que culminam em uma grande festa de encerramento na casa do organizador, Jim Lorenzo.
Do outro lado do mundo, o Japão também mistura tênis e beach tennis. Durante o Aberto de Tóquio, em 2012, foi disputado um evento G1 de beach tennis, com pontuação máxima. Esse torneio atraiu poucos jogadores estrangeiros, mas duas duplas italianas chegaram à final, desapontando a torcida local que tinha esperanças de ter uma parceria japonesa disputando o título. O torneio contou com grande divulgação dos organizadores e reafirmou a possibilidade de união entre os dois esportes.
No fim do ano passado, a CBT realizou seu Masters na Costa do Sauípe e, logo ao lado das quadras de tênis, foram montadas as de beach tennis para o Bahia Open Beach Tennis, que distribuiu US$ 10 mil e valeu como pontuação de G1. Entre os homens, os campeões foram os italianos Alessandro Calbucci e Luca Cramarossa e, no feminino, Joana Cortez e Samantha Barijan levaram o troféu.
Mais informações:
guiprata@hotmail.com ou (21)8899-6775