O ex-número 1 do mundo falou sobre a fase do suíço aos 33 anos de idade e falou que seria uma surpresa um novo título de Rafa em Majors
Da redação em 12 de Junho de 2015 às 14:03
Campeão do Aberto da Austrália e de Roland Garros em simples, o russo Yevgeny Kafelnikov falou sobre a atual fase do tênis, sobre diversos atletas de sua época como treinadores de grandes tenistas na atualidade e a respeito do tênis em seu país, que possui muito mais representantes no topo da WTA à ATP.
"Nos últimos anos, as mulheres nos deram mais alegrias, enquanto os homens não. A causa, em minha opinião, é que elas estão mais motivadas. Elas estabelecem a meta de se tornar uma Top 10 e conseguem. Os homens frequentemente não tem essa atitude. Mas eu vi potencial em Rublev, que pode ir bem. Tem uma base excelente e uma técnica muito boa, só falta mais físico."
Com grandes nomes da sua época treinando grandes jogadores, o russo de 41 anos não descarta a possibilidade de treinar algum tenista. "Se eu gostaria de ser treinador? Se houvesse um projeto convincente, por quê não? Muitos de meus ex-colegas estão treinador muito bem, Ivanisevic e Becker, mas eu nunca pedi seus conselhos. Se serei um treinador, talvez."
Após se retirar do circuito aos 29 anos, em 2003, Kafelnikov se impressiona com a forma de Federer aos 33. "Em sua idade não sei como ele consegue jogar tão bem," declarou o russo. Em seu twitter, o ex-número 1 do mundo afirmou que esse seria o último título de Grand Slam do espanhol Rafael Nadal e explicou sua afirmação.
"Eu amo o Rafa. Sem dúvidas, o último ano me deu a impressão dele fraco psicologicamente. Nos anos anteriores, ele estava jogando muito perto da linha de base, agora é diferente. Rafa já tem 29 anos e não pode vencer os oponentes atropelando eles, ainda mais em cinco sets. Ele parece não intimidar mais os oponentes, não o temem. Se ele vencer outro Slam, eu ficaria surpreso, mas feliz."