Torneio terá nomes como Stefanos Tsitsipas, Alex de Minaur e Frances Tiafoe na disputa
Da redação em 4 de Novembro de 2018 às 22:55
Foto: Divulgação/ATP World Tour
Na próxima terça-feira (6) terá início a segunda edição do Next Gen ATP Finals, disputado na cidade de Milão, na Itália. O torneio reunirá os sete melhores tenistas com até 21 anos no circuito profissional e um convidado. Para ajudar os fãs de tênis a se preparem para a competição inovadora, que conta com a aplicação de regras diferentes durante os embates, a Revista Tênis preparou um guia completo com as principais informações. Confira:
Os oito tenistas serão colocados em dois grupos, onde todos se enfrentam. Passam de fase os dois melhores de cada chave, que se enfrentam na semifinal e, depois, na decisão. As partidas serão disputadas em melhor de cinco sets, nos quais o primeiro jogador a marcar 4 games fica com a vitória, além de um possível tie-break em caso de empate em 3/3. Os duelos não terão nem o "let" e nem o sistema de vantagem.
Os tenistas terão apenas quarto minutos para o aquecimento e deverão levar no máximo 25 segundos entre os pontos, com um cronômetro contabilizando o tempo. Além disso, eles poderão contar com a ajuda de seus treinadores entre os sets e utilizar apenas um pedido de atendimento médico por duelo.
A quadra contará apenas com a marcação de embates de simples, ao contrário do padrão, que tem também as linhas da disputa de duplas. Não haverá a presença de juízes linhas, de modo com que os pontos são indicados pelo sistema Hawk-Eye e pelo árbitro de cadeira. Os jogadores serão orientados a usar um toalheiro, evitando assim que os boleiros precisem se preocupar com as toalhas. Por fim, vale destacar que a torcida presente nas linhas laterais do estádio poderá se movimentar livremente durante os pontos.
#ATP Next Gen Finals
— Revista Tênis (@revista_tenis) November 4, 2018
Grupo A#Tsitsipas 🇬🇷#Tiafoe 🇺🇸#Hurkacz 🇵🇱#Munar 🇪🇸
Grupo B#DeMinaur 🇦🇺#Fritz 🇺🇸#Rublev 🇷🇺#Caruana 🇮🇹 pic.twitter.com/RHRzBAZ20X
O Grupo A terá como principal destaque o grego Stefanos Tsitsipas, que alcançou o posto de número #15 do mundo nesta temporada, como principal destaque. Além dele, o norte-americano Frances Tiafoe, o espanhol Jaume Munar e o polonês Hubert Hurkacz também estarão na chave. Já o Grupo B terá a presença do australiano Alex de Minaur, do russo Andrey Rublev, do americano Taylor Fritz e do convidado italiano Liam Caruana.
Dois dos principais jovens tenistas do circuito não poderão jogar a edição deste ano do Next Gen ATP Finals. Confirmado no Nitto ATP Finals, o alemão Alexander Zverev preferiu poupar o corpo para a disputa em Londres. O canadense Denis Shapovalov alegou cansaço extremo como motivo de sua desistência da competição.
From preparation 💪 to celebration 🏆
— ATP World Tour (@ATPWorldTour) December 14, 2017
For this #ThrowbackThursday, we're throwing it back to the moment we crowned our first @nextgenfinals champion, Hyeon Chung! 👑
📽 : https://t.co/0GdHVLmmgK pic.twitter.com/lJmECH7zmK
O sul-coreano Hyeon Chung ficou com o troféu na estreia da competição. Para isso, ele enumerou vitória sobre nomes como Shapovalov, Andrey Rublev e o convidado Gialuigi Quinzi na fase de grupos. Na semifinal, ele anotou uma vitória complicada sobre Daniil Medvedev, enquanto uma nova vitória sobre Rublev, desta vez com o placar de 3/4 (5-7) 4/3 (7-2), 4/2 e 4/2 lhe garantiu o título.
A competição terá seus jogos transmistidos ao vivo na televisão brasileira pelo Canal Bandsports.