Você vai ver o Brasil Open in loco? Então, prepare-se! Há muita coisa para fazer além de ver jogo de tênis e, para isso, preparamos uma série de dicas sobre o lugar
Da redação em 28 de Janeiro de 2008 às 13:13
Tênis, sol, praia, água de coco. É esse tipo de combinação que faz do Brasil Open um dos torneios mais interessantes do circuito. A Costa do Sauípe é um lugar paradisíaco, cercado de belezas naturais e repleto de atividades. Quem vai assistir à competição logo percebe que o tênis é apenas mais uma das muitas atrações - que se multiplicam durante o evento - no complexo hoteleiro. Portanto, se você quer aproveitar ao máximo sua semana de estadia, seguem algumas boas dicas.
É a sua primeira vez na Bahia? Então cuidado, meu amigo! Há algo com que você deve realmente se preocupar: o sol! Sendo assim, compre um bom protetor solar. Você vai precisar. Se for ficar a semana toda por lá, leve dois tubos. Proteja-se desde as primeiras horas da manhã ao sair do quarto. Enfim, tomada esta primeira precaução, vamos à diversão.
Você é um fanático? Foi para o Brasil Open porque ama o tênis e não fica sem bater uma bolinha por um dia sequer? Então, leve raquete, tênis (com solado bom, do contrário ele vai derreter com o calor), munhequeira (sim, você vai suar em bicas!), bolinhas também e esteja preparado para acordar cedo. "Mas eu estou de férias e não quero levantar cedo..." Então, meu caro, você só vai poder pensar em bater bola no sol do meio dia, quando as quadras começarem a ficar desocupadas devido ao calor infernal. Cinco quadras rápidas ficam à disposição dos hóspedes do resort e outras quatro são reservadas para convidados do evento. Para usar as seis de saibro, só se você for profissional mesmo.
Os jogos começam durante a tarde (a programação sai sempre na noite do dia anterior e fica afixada em todos os hotéis) e você não quer perder nada? Se for comprar um ingresso de arquibancada na quadra central, escolha sentar-se do lado oeste (atrás da cadeira do árbitro) na diagonal, assim você evita o sol no rosto e ainda têm uma visão da quadra toda. Quando o sol baixar, vá para o outro lado. Se você é convidado da organização ou dos patrocinadores, haverá uma área ViP reservada na parte superior das arquibancadas. Não se esqueça, porém, de que há jogos muito bons nas outras quadras.
Quer pegar um autógrafo ou tirar uma foto com um tenista? Primeira dica: acorde cedo ("De novo?!") e vá acompanhar os treinos. Após o bate-bola os jogadores geralmente estão mais solícitos e bem-humorados. Evite incomodá-los antes das partidas, pois eles estão concentrados. Após o jogo é a melhor hora para conseguir uma lembrancinha com o vencedor (já que o perdedor costuma sair correndo). Mesmo assim você não conseguiu um autógrafo? última saída: faça plantão na frente do quiosque da organização, de onde saem os carros. Você não poderá entrar, mas uma hora ele terá de sair e será por lá.
OUTROS ESPORTES
Além do tênis, é possível praticar outros esportes na Costa do Sauípe. um deles é o golfe. Leve seu equipamento e reserve o campo. "Mas o campo é longe..." Não se preocupe, há ônibus circulares que percorrem os trajetos do resort em intervalos fixos. Sempre haverá um passando em frente ao seu hotel. Para ir ao Centro de Golfe, ao Centro Eqüestre (onde você pode fazer diversos passeios a cavalo e até ter aulas de equitação), à lagoa do Centro Náutico (com pedalinhos, tirolesa, caiaque etc) ou ao Spa, esta é a melhor opção, caso você não esteja disposto a caminhar bastante.
Se você curte mar e areia, vai gostar da praia. A orla tem seis quilômetros de extensão e diversas opções de atividades. A maioria delas fica na direção das pousadas, onde o pessoal se concentra para tomar sol, jogar vôlei, futebol, surfar. Se você prefere ficar na água doce, há piscinas por todos os lados, de todos os tamanhos, formatos e profundidades e você pode entrar em qualquer uma. Menos no Breezes, por causa do sistema Super inclusive, no qual tudo está incluído na diária.
Assim como as piscinas, você pode usar todos os bares e restaurantes dos hotéis do resort (fora o Breezes novamente). Dependendo do tipo de cozinha de sua preferência (italiana, japonesa, baiana etc), é só perguntar onde há um restaurante que a sirva. A Vila Nova da Praia, local aberto onde acontecem diversos shows durante o torneio, também possui opções para você matar a fome, desde massas até um acarajé das quituteiras. Se você quiser provar uma moqueca tradicional (a preços módicos), vá até a vila dos pescadores (peça indicação, mas é possível chegar pela praia). Lá você verá o bar da Dona Maria Moqueca.
Shows, como o de Dudu Nobre em 2007, fazem parte da rotina diária do torneio |
CONVIDADOS
Mas, se estiver na Costa do Sauípe como convidado, ainda terá outras opções mais sofisticadas de culinária e lazer. O Banco do Brasil, por exemplo, promove o Open Bar Brasil, dentro do Marriott, que sempre oferece almoços e jantares com atrações musicais. Além disso, aquela tenda na frente da quadra central ("Isso mesmo, o que é aquela tenda?") é o Hospitality Center do evento. Nele, os convidados podem descansar e degustar alguns drinques e petiscos.
Se você procura um pouco de badalação, as opções não são muitas. Durante o Brasil Open, alguns restaurantes se transformam para receber os notívagos com música. No Renaissance, há o Tequila Bar, e no Costa do Sauípe Conventions, há o Pub Pau Brasil, os únicos locais nos hotéis que ficam abertos até mais tarde (mas não muito mais tarde). Aí as pessoas se encontram para beber, conversar, ouvir um pouco de música, dançar, curtir etc.
Por fim, se você quiser conhecer as paisagens da região, vale a pena dar uma volta na Praia do Forte, menos de 60 km ao sul da Costa do Sauípe. Lá fica uma base do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas. Bem mais perto (menos de 15 km) está Imbassaí, outro lugar interessante para se conhecer. Acorde cedo ("De novo não!!!"), pegue os amigos ou a família, alugue um carro e passe manhã e tarde desbravando esta parte do litoral baiano. Fique tranqüilo, não dá para se perder (desde que você não faça loucuras).
Isso é apenas uma amostra do que é possível fazer na Costa do Sauípe durante o Brasil Open. Mais opções você pode encontrar no site: www.costadosauipe. com.br. E, quando estiver por lá, lembre-se de pegar todos os folhetos e perguntar por todas as atividades que vão ocorrer. Você não vai querer perder nenhuma, inclusive os jogos.
O qualifying começa no sábado, 9 de fevereiro, e a chave principal na segunda- feira, 11.