Dois atrás

Ficar atrás na dupla pode ser uma boa saída para jogar no saibro. Então, como romper essa formação?

Arnaldo Grizzo em 22 de Março de 2011 às 06:10

JOGAR DUPLA NO SAIBRO pode ser diferente de jogar em quadras rápidas. Quem não se lembra das campanhas espetaculares de Xavier Malisse e Oliver Rochus, em 2004, e de Luis Horna e Pablo Cuevas, em 2008, em Roland Garros, quando eles, surpreendentemente, se sagraram campeões, mesmo não estando entre os principais favoritos. Qual a tática que usaram no saibro francês? Ficar os dois no fundo da quadra soltando a mão.

Se sua dupla tem bons golpes de fundo, devolve bem e se mexe bem na quadra, ficar no fundo é um boa opção quando estão devolvendo saque. Assim, o adversário que está na rede terá menos ângulo para fazer um winner e, mesmo que ele voleie bem, ainda há chance de vocês colocarem a bola de volta em jogo. E, caso ele bobeie e dê uma bola fraca no meio da quadra, vocês têm a oportunidade de avançar.

COMO VENCER OS DOIS NO FUNDO?
Para tentar anular essa formação com os dois recebedores no fundo da quadra, é importante bater seu primeiro voleio no fundo e no meio da quadra, para não dar muito ângulo. Isso também pode confundir os oponentes na hora de decidir quem deve ir para a bola.

Contudo, volear sempre fundo pode ser perigoso, então é preciso mesclar voleios compridos com angulados, para que os adversários tenham que correr para a frente. Lembre-se que nesse tipo de situação talvez seja melhor forçar o erro do oponente do que tentar um winner.

Para que isso se torne mais efetivo, se você estiver sacando e for ficar no fundo, pode combinar com seu parceiro um momento específico para ele tentar interceptar a bola, assim terá tempo de tentar se aproximar da rede.

No saibro é importante ter paciência e esperteza para vir à rede. Caso sua dupla esteja recebendo e o sacador adversário esteja ficando sempre no fundo da quadra, não ceda ao instinto de vir para a rede a qualquer custo. Planeje. Espere uma bola mais curta. Em alguns momentos, mire no adversário que está na rede, ao invés de ficar trocando bolas com o que está no fundo. Ele talvez não estará atento e pode errar o voleio.

Instrução - Tática

Mais Instrução - Tática