Revista TÊNIS

Djokovic e Mensik jogam por título do Miami Open; veja detalhes do confronto

Em duelo de gerações, sérvio tenta igualar marca de Federer, enquanto jovem tcheco busca primeiro troféu de ATP com título do Miami Open

Redação Publicado em 29/03/2025, às 21h27

Djokovic e Mensik fazem grande final valendo título do Miami Open - Divulgação/Miami Open
Djokovic e Mensik fazem grande final valendo título do Miami Open - Divulgação/Miami Open

​A final do Miami Open 2025, marcada para este domingo (3), terá um confronto histórico entre duas gerações do Tênis mundial. De um lado, o sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, busca o 100º título na carreira, feito alcançado por poucos na história do esporte. Do outro, o jovem tcheco Jakub Mensik, com apenas 19 anos, que surpreendeu ao chegar para a disputa da primeira final de Masters 1000.​

Djokovic garantiu a vaga na final ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov por 6/2 e 6/3 na semifinal, em jogo acompanhado por estrelas como Lionel Messi. Antes, o sérvio havia vencido Sebastian Korda (USA) nas quartas, e Lorenzo Musetti (ITA) nas oitavas.

Sérvio Novak Djokovic em disputa do Miami Open 2025
Divulgação/Miami Open

Mensik, por sua vez, assegurou a posição na final ao vencer em uma partida acirrada o americano Taylor Fritz, atual número 4 do ranking da ATP, com parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/6(4). Atualmente ocupando a 54ª posição no ranking da ATP, Jakub já demonstrava potencial desde sua estreia profissional em 2022, e sua performance em Miami confirma sua ascensão no circuito - além de Fritz, o tcheco teve vitórias contra o francês Fils e o conterrâneo Machac.

Djokovic busca marca de Federer

Curiosamente, a trajetória de Djokovic rumo ao 100º título apresenta semelhanças notáveis com a de Roger Federer. Ambos, aos 37 anos, enfrentaram na final de seus respectivos torneios jovens talentos nascidos no ano de sua estreia profissional e que os têm como ídolos. 

No caso do suíço, Federer conquistou o título de número 100 em Dubai, no ano de 2019, contra o tenista grego Stefanos Tsitsipas. Roger encerrou a carreira com 103 títulos de ATP, além de ser o segundo na lista de tenistas que mais tempo passaram na liderança do ranking.

Djokovic terá a possibilidade de igualar a marca de Federer, acumulando fatos a uma carreira bastante recheada - é o líder do mesmo ranking que Federer, acumulando 428 semanas na primeira posição. 

A história pelo lado de Mensik

A decisão entre experiência e juventude promete ser emocionante, com Djokovic tentando consolidar ainda mais sua lenda no Tênis. Já para Mensik, a missão é iniciar a própria história de sucesso no esporte - o tcheco ainda busca o primeiro título do circuito.

Divulgação/Miami Open

 

Em 2023 o tcheco venceu o Aberto de Sparta Praga, o primeiro título de Challenger da carreira. Na ocasião, Menskik se tornou o tenista mais jovem da história da República Tcheca a vencer um Challenger. Em 2024, durante o Aberto da Austrália, ele venceu o canadense Shapovalov para avançar no ranking da ATP.

A disputa entre Djokovic e Mensik está programada para às 16h00 de Brasília neste domingo (29).

Jakub Menšík Novak Djokovic ATP Djokovic Miami Open Jakub Mensik