Os golpes de forehand de Robredo e Almagro são poderosos e servem para quem já tem grande controle
Marcelo Meyer em 3 de Março de 2009 às 07:29
Preparação
Existem princípios básicos para se bater um bom forehand e tanto Tommy Robredo como Nicolas Almagro os seguem à risca: preparar rapidamente a cabeça da raquete (levando-a para trás, alta) e girar o tronco e ombro (no caso deles, apontando o braço esquerdo em direção à bola que está vindo). As pernas estão bem equilibradas, com a esquerda à frente.
Contato
O contato da cabeça da raquete com a bola dá-se sempre bem à frente do corpo, transferindo o peso do corpo para o golpe - que antes estava com apoio na perna direita.
Terminação
Reparem na terminação bem acentuada dos dois tenistas, que levam a raquete para trás na direção do ombro. Profissionais que aceleram muito a cabeça da raquete possuem este estilo. Para ter esse tipo de terminação, um jogador precisa ter muitos anos de tênis, muita habilidade, pois ela requer muito do punho (que dá uma "chicotada" na bola).
Tanto Almagro quanto Robredo usam demais o pulso nos golpes. Com isso, a terminação não é tradicional (com o braço prolongado acima do ombro). Recomendação: se você ainda é um tenista iniciante ou intermediário, faça a terminação com o braço e depois com o pulso.
Conclusão
Conclusão Os forehands de Almagro e Robredo são golpes extremamente poderosos, mas que requerem muita habilidade e trabalho de punho. São batidas radicais e eficientes, que lhes permitem ganhar potência, trocando facilmente a bola de direção se for necessário durante um rali. As fotos falam por si só e você pode perceber que os estilos são muito semelhantes.