Desenvolvimento técnico nas duplas

Saque, devolução, voleio e lob são os golpes que mais se desenvolvem quando se joga duplas e podem (devem) ser aplicados também nas partidas de simples

Da redação em 13 de Dezembro de 2007 às 12:36

Como mencionado na edição anterior, uma das vantagens do jogo de duplas, é a melhora das habilidades técnicas. Os golpes que são mais desenvolvidos nas duplas são: o saque, a devolução, o voleio e o lob. Em seguida, vamos explicar o porquê disso e que aspecto é geralmente melhorado:

#R#

Saque
Devido à pressão que o devolvedor exerce, quem está sacando deve concentrar- se no porcentual de primeiro saque, para assim, não dar vantagem ao devolvedor. Pois geralmente o segundo saque é menos potente e conseqüentemente mais fácil de ser atacado.

O segundo saque também tem que ser aperfeiçoado para que se tenha mais agressividade e possa ser mais aproveitado pela dupla. As variações de direção, efeito e potência são aperfeiçoadas nas duplas.

Devolução
É o golpe que, junto com o saque, determina se o jogador vai ser um bom duplista. A devolução, pela pressão dos espaços serem mais reduzidos, tem que ser muito mais precisa do que em simples. Definitivamente, este é um dos golpes que mais se aprimora jogando duplas.

Voleio
O quanto os jogadores melhoram o voleio quando disputam torneios consecutivos de duplas é notório. Muitos juvenis e jogadores de transição jogam muito na base, no fundo de quadra, e voleiam raramente, o que resulta em falta de confiança neste fundamento. É comum observarmos os jogadores voltarem muito melhor depois de uma seqüência de torneios de duplas e, como conseqüência, acabam voleando ainda melhor nas partidas de simples.

Lob
Este golpe é muito utilizado nas duplas e é um excelente recurso para neutralizar o saque e domínio da rede pela dupla oponente. Pode ser utilizado tanto o lob defensivo (com underspin) como o ofensivo (com topspin).

Toque
Nas duplas, desenvolvemos também o toque. Tanto através de voleios como de golpes efetuados da base, executando bolas baixas, principalmente com slice de backhand.

Para concluir, gostaríamos de salientar que, nas duplas, você pode conseguir melhoras técnicas específicas que irão servir para aplicar também no jogo de simples. Bom treino!

Cesar Kist e Eduardo Eche são diretores do Departamento de Capacitação da CBT
Instrução - Tática

Mais Instrução - Tática