Roger Federer: De onde vem todo o talento e sucesso do suíço na grama

Tenista da Basileia possui alto percentual de aproveitamento na superfície mais tradicional do tênis

Pedro Castelo em 6 de Julho de 2020 às 17:00

Foto: Divulgação/ Wimbledon

Maior campeão de Grand Slam e para muitos o melhor jogador de todos os tempos, Roger Federer é a maior atração nos campeonatos em que participa. Quando ainda se fala em torneios na grama, você está falando com a pessoa certa. O suíço atual número #4 do mundo é o maior campeão da história de Wimbledon (torneio mais antigo do mundo do tênis) e possui números impressionantes não só em Wimbledon mas também nos demais campeonatos disputados na grama.

Leia mais 

+ Conheça a biografia de Roger Federer

Mas de onde vem todo o sucesso e recorde de Federer? Em 214 partidas disputadas na grama em toda a sua carreira, os números impressionam. Federer no total venceu 187 partidas e foi superado somente em 27 oportunidades na grama. Esses números mostram uma porcentagem de 87% de aproveitamento quando o craque joga sobre seu tão confortável piso que é a grama. 

Federer, ainda, como maior vencedor da história de Wimbledon, ficou entre 2003 e 2007 sem perder nenhuma partida na grama. Quando perdeu, em 2008, apenas 1 partida, foi superado por Rafael Nadal na decisão do torneio onde o próprio Federer diz que é "A sala de estar". Portanto, ficou invicto durante 4 anos, somou 65 vitórias seguidas, e foi superado somente na decisão, por um placar de 6/4 6/4 6/7 6/7 9/7. Um placar que poderia ter sido conquistado por qualquer um dos dois, porém Nadal levou a melhor. 

" Sem dúvidas, o Federer é o jogador mais habilidoso que existe em todos os tempos, ele tem todos os golpes, com uma direita fantástica onde ele trabalha na subida com a sua empunhadura Eastern, que facilita muito na quadra de grama. Ele se ajusta muito fácil nas bolas, ele tem uma mão espetacular onde ele se adapta fácil a mudança de direção, altura e velocidade da bola", disse Edu Oncins, especialista em tênis.

" A movimentação dele ajuda muito na grama, onde ele corta o ângulo toda vem em que se movimenta de um lado para o outro. O slice dele é muito eficiente, onde Federer abaixa a bola fazendo que seu adversário tenha que subir a bola, ajudando ele a atacar com uma boa altura. Federer também vem a rede com uma facilidade incrível, os voleios são um diferencial gigante, pela alta qualidade na rede. Mesmo o Federer não tendo o saque mais veloz, ele trabalha muito bem com a precisão do seu serviço, então na grama ele usa demais o saque com slices, pois a bola tem um quique muito baixo, dificultando a devolução do seu oponente. A característica principal de Federer na grama é a capacidade de antecipar a bola, ele lê e enxerga a jogada muito antes o que o adversário vai fazer, e antecipar na grama é tudo", completou Edu.

Sem dúvidas, o sucesso de Federer na grama não é a toa. Como o suíço sempre diz, "jogar na grama é como eu estivesse na sala da minha casa". 

Confira agora, em vídeo, as 100 vitórias que Federer já conquistou em Wimbledon

Notícias Roger Federer Wimbledon Sucesso Federer na Grama Federer in grass

Mais Notícias