Combinar os golpes do fundo: quanto antes, melhor!

Dicas de jogos - entre pais e filhos, ou professores e alunos - que facilitam a troca de empunhaduras e de posicionamentos para os golpes do fundo

Suzana Silva em 13 de Março de 2007 às 07:20

NO ARTIGO ANTERIOR, você viu que os tenistas profissionais defendem dois terços da quadra com seu golpe dominante, o forehand, e passam a maior parte do tempo desferindo golpes à partir deste lado. Mas é claro que ninguém quer ficar vulnerável e é superimportante aprender a bater bem do lado não dominante, o backhand.

1. A dificuldade apresentada por crianças pequenas de distinguirem os lados direito e esquerdo, e a confusão que as nomenclaturas "direita" e "esquerda" podem gerar para alunos principiantes canhotos é minimizada quando o professor utiliza as nomenclaturas forehand e backhand desde o começo.

2. A maneira de segurar a raquete para o forehand e o backhand muda. Este é um dos principais desafios de quem orienta crianças e principiantes. Devemos ficar alertas para que durante o golpe, punho e antebraço estejam bem alinhados, para prevenir lesões. Já existem no mercado raquetes com cabos coloridos que aceleram este aprendizado.

3. Uma maneira segura de estabelecer se o seu filho é destro ou canhoto para o tênis é pedir que arremesse bolas com uma mão por cima da cabeça. A mão mais firme no arremesso é a que ele usará para empunhar a raquete para o saque e para o forehand.

4. É importante que a raquete seja empunhada no começo do cabo. Segurar pela garganta significa raquete grande ou pesada demais para a criança.

5. As crianças adoram o desafio de conseguir rebater bolas vindo para os dois lados do corpo! No pré-tênis, ou seja, em atividades com bolas e raquetes feitas com crianças menores de cinco anos, os pais podem estimular os dois lados do corpo e ajudar esta definição de lateralidade com bexigas, bolas de espuma e até bolas plásticas grandes. Ao lançar bolas leves, você pode pedir para a criança rebater com a palma ou com as costas da mão, não vai machucar!

6. Estimule a criança a usar os apoios cruzados no início do aprendizado dos golpes. Ou seja: para bater do lado direito, perna esquerda de apoio à frente; para bater do lado esquerdo, perna direita à frente. O tênis atual está muito rápido e vemos os tenistas usando posicionamento aberto - pernas paralelas, giro de tronco - para rebater a todo momento. Mas é importante que o iniciante sinta o que significa transferência de peso durante o golpe.

7. Para isso, inicialmente lance as bolas próximas ao corpo, e com tempo de posicionamento, para que o movimento de transferência de peso seja assimilado. E para jogar, temos quatro idéias geniais.

JOGOS

5, 6, 7 anos. Você pode estimular os dois lados do corpo de sua filha e suas habilidades de lançar e rebater com um jogo chamado basquetênis. Coloque dois arcos no chão distantes entre si mais ou menos dois metros. Há o lançador e o rebatedor, que ficam frente a frente com os dois arcos entre eles: o lançador marca ponto quando acerta a bola dentro do arco, o rebatedor marca ponto quando consegue rebater a bola de volta para o lançador. Quando houver quatro participantes, cada dupla forma uma equipe, marcando pontos de lançamentos e rebatidas.

FACILITANDO: a distância entre os arcos pode ser menor; lançador e rebatedor ficam bem próximos; lançador lança várias bolas para o arco da direita, depois várias para o arco da esquerda.

DIFICULTANDO: aumente a distância entre os arcos e entre os jogadores; lance uma bola para cada lado, aumentando a velocidade; alterne as direções inclusive com contrapés.

DICA: este jogo pega fogo quando feito em equipes!

8, 9, 10 anos. Se o seu filho já brincou anteriormente de tênis, nesta fase vai conseguir combinar deslocamentos com as rebatidas. Experimente um jogo chamado salta e rebate. Prenda um elástico (pode ser daqueles brancos, encontrados em lojas de armarinho) da tela do fundo até a rede, na altura do calcanhar das crianças, dividindo a quadra em duas metades no sentido do comprimento. Lance bolas dos dois lados do elástico, com a mão, uma para a esquerda, outra para a direita, outra para a esquerda... A criança vai rebater um backhand, saltar, rebater um forehand, saltar, e assim sucessivamente até errar.

FACILITANDO: abaixe a altura da rede e lançe a bola mais próxima.

DIFICULTANDO: lance a bola cada vez mais longe da criança, com a raquete, e cada vez mais rápido.

DICA: vocês podem contar pontos cada vez que a criança conseguir rebater a bola por cima da rede e estabelecer recordes de acertos, ou, a partir das duas primeiras rebatidas bem sucedidas, disputar um ponto no quadradinho.

10, 11, 12 anos. A criança já deve conseguir se deslocar melhor e controlar direção e profundidade. Neste momento, recuperar-se rapidamente depois de rebater de um lado da quadra para a próxima bola é superimportante! Use o jogo do salve-se quem puder. Rebata a primeira bola para o backhand, bem junto à linha lateral de simples, e, quando a bola quicar do seu lado da quadra, lance a bola para o forehand bem perto da linha lateral também. A partir daí, comece um ponto normal. A criança deve começar a pensar que tipo de bola usar numa situação de emergência para ganhar tempo de se recuperar! Jogue um game com revanche.

FACILITANDO: se a criança for pequena, pode fazer este jogo no quadradinho.

DIFICULTANDO: se a criança for experiente, além de correr e rebater, coloque alvos de profundidade ou de angulação no seu lado da quadra.

13 anos em diante. É importante, nesta idade, saber identificar oportunidades para fazer o adversário correr combinando bolas fundas com anguladas. Coloque no seu lado da quadra um alvo de profundidade cruzado para o backhand, e um alvo angulado cruzado para o forehand. Dispute um game com revanche com seu aluno, iniciando o ponto quando ele acertar as duas bolas nos alvos que você desenhou.

FACILITANDO: aumente os tamanhos das áreas alvo.

DIFICULTANDO: se errar a primeira, já perde o ponto.

DICA: tampinhas de tubos de bola são úteis para desenhar os alvos!

Suzana Silva escreveu o livro "Tênis para Crianças" e é diretora da Tote Esporte com Arte. tote@tote.com.br
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