Brasileiro joga a estreia em Nova York contra Roberto Bautista Agut em confronto inédito no circuito. Ele nunca avançou do segundo jogo nas cinco participações anteriores
Por Matheus Martins Fontes, da redação em 22 de Agosto de 2013 às 13:14
Nova York (Estados Unidos) - Na sua sexta participação no US Open, o brasileiro Thomaz Bellucci já sabe o seu caminho nas quadras rápidas de Nova York em 2013. Atual 116° colocado do ranking, o número 1 do País encara na estreia o espanhol Roberto Bautista Agut, 64° do mundo e que vem fazendo uma temporada bem melhor do que o paulista de Tietê.
Bellucci estreia contra Bautista Agut em Nova York, mas pode ver Ferrer na sequência
Enquanto que Bellucci sequer passou das quartas de final nos torneios de primeira linha (ATP 500 de Barcelona), o europeu de 25 anos chegou à final do ATP 250 de Chennai, logo no começo da temporada, além das semifinais do ATP 250 de Stuttgart, em julho. Os dois nunca se enfrentaram no circuito anteriormente.
Caso Bellucci vença a primeira rodada, o que daria fim a um jejum de seis derrotas consecutivas no circuito após voltar recuperado de uma lesão abodminal, ele poderá enfrentar outro espanhol, mas bem mais gabaritado - David Ferrer, cabeça de chave 4 e que estreia contra um jogador vindo do qualifying. Se o brasileiro conseguir surpreender o veterano de 31 anos, teria o letão Ernests Gulbis, 30° favorito, na sequência.
Numa possível quarta rodada, o polonês Jerzy Janowicz, cabeça 14, aparece como principal candidato a adversário, seguido do vencedor de Richard Gasquet, 8° favorito, e Milos Raonic, 10° favorito. O suíço Roger Federer, cabeça 7, ou o espanhol Rafael Nadal, segundo pré-classificado, que podem se encontrar nas quartas de final em NY, devem ser os possíveis nomes numa semifinal desse lado da chave.
Lembrando que Bellucci nunca passou da segunda rodada nos EUA - em 2008, perdeu para Juan Martin Del Potro e em 2010, quando foi derrotado pelo sul-africano Kevin Anderson. Rogério Dutra Silva, João Souza e André Ghem lutam por vaga na chave principal através do qualifying.