Os destaques do Brasileirão e da Copa das Federações 2015
Por Arnaldo Grizzo em 23 de Agosto de 2015 às 00:00
No começo de julho, uma multidão de jovens de todas as partes do Brasil estiveram reunidos no Praia Clube, em Uberlândia, Minas Gerais, para disputar os mais importantes torneios juvenis brasileiros: o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil (Brasileirão) e a Copa das Federações.
Neste ano, a categoria sub-23 anos foi uma das que mais chamou a atenção, não somente por reunir jovens que estão prestes a despontar no circuito profissional, mas também por proporcionar a eles um “empurrãozinho” para seguirem seus caminhos. Os vencedores no masculino e feminino ganharam considerável prêmio em dinheiro, mas as mulheres tiveram um incentivo a mais, uma vaga no qualifying do Brasil Tennis Cup, o WTA de Florianópolis.
Quem levou a melhor foi a carioca Ingrid Gamarra Martins, de 19 anos. “Estou muito feliz, era o meu objetivo principal participar do WTA”, afirmou a campeã, que disputou o quali do torneio catarinense pela segunda vez. Para garantir a vaga, ela venceu a mato-grossense Isabella Capato Camargo por 6/0 e 6/4 na final.
Entre os homens, Igor Marcondes, um dos destaques juvenis brasileiros, sagrou-se campeão ao derrotar outra jovem promessa, Gabriel Sidney, por 6/2 e 6/1. Ambos estão entre os top 100 do ranking de 18 anos da ITF.
Nos 16 anos, Marcelle Cirino, que em 2013 havia sido campeã brasileira na categoria 14 anos, voltou a levantar o troféu. Na final, ela bateu Laura Wayerbacher por 6/2 e 6/3. Laura, no ano passado, havia sido vice nos 14 anos. Jogando na categoria acima, ela surpreendeu e, na semi, superou a primeira colocada do ranking de 16, Nathalia Gasparin.
Entre os meninos, o goiano Armando Ferreira parecia embalado depois de superar o qualifying e alcançar a final, mas parou no bom jogo do carioca Christian Oliveira, por 6/2 e 7/6(3).
Na categoria 14 anos, Alexandra Silva, que havia sido vice nos 12 anos no Brasileirão 2013, venceu a decisão contra a brasiliense Luiza Fullana – que precisou passar pelo quali e superou a número 1, Nalanda Silva, na semi – por complicados 3/6, 6/3 e 6/4.
Entre os garotos, a vitória ficou com o cearense Jackson Xavier, campeão da etapa de Natal do Circuito Juvenil Correios semanas antes. Ele conquistou o título ao vencer o baiano Natan Rodrigues (vice nos 12 anos do Brasileirão 2014) por 7/6(2) e 6/1. “Foi uma grande conquista para mim porque eu nunca tinha ganhado o Brasileirão e nunca tinha me saído tão bem assim”, comemorou Xavier.
Na categoria 12 anos, os troféus ficaram nas mãos de Camilla Bossi e Pedro Boscardin Dias. Camilla superou a número 1 do ranking, a goiana Lorena Cardoso, por 6/2 e 6/4. Lorena havia sido campeã dos 10 anos em 2013, assim como Dias. O garoto, porém, sagrou-se bicampeão dos 12 neste ano ao derrotar o mineiro João Loureiro por 6/0 e 6/3.
Por fim, na Copa das Federações, São Paulo recuperou a hegemonia ao superar o Rio Grande do Sul e o Paraná, respectivamente segundo e terceiro colocados neste ano. No ano passado, os paulistas haviam perdido o título para Minas Gerais, que, em 2015, ficou apenas em quarto. São Paulo esteve presente em sete das oito finais possíveis, vencendo quatro.
Classificação final Copa das Federações |
São Paulo – 140 pontos Rio Grande do Sul – 108 pontos Paraná – 83 pontos Minas Gerais – 73 pontos Santa Catarina – 72 pontos Goiás – 72 pontos Distrito Federal – 58 pontos Rio de Janeiro – 49 pontos Bahia – 45 pontos Ceará – 28 pontos Mato Grosso do Sul – 26 pontos Pernambuco – 24 pontos Amazonas – 14 pontos Paraíba – 12 pontos Mato Grosso – 10 pontos Pará – 7 pontos Maranhão – 5 pontos |
Resultados finais do brasileirão |
Simples 12 anos 14 anos 16 anos Sub-23 anos |