Luisa Stefani, Júlia Gomide, Rafael Matos e Thaísa Pedretti foram alguns dos nossos representantes que venceram nessa segunda-feira
Da redação em 17 de Março de 2014 às 22:12
São José do Rio Preto (Brasil) - As chaves principais do Banana Bowl começaram, nesta segunda-feira, no Clube Monte Líbano e no Palestra Esporte Clube, com destaque para as vitórias dos brasileiros Luisa Stefani, Erika Pereira, Thaisa Pedretti, Rafael Matos e Lucas Koelle na categoria 18 anos.
Luisa Stefani passou da estreia no Banana Bowl na categoria 18 anos em São José do Rio Preto
Tenista da casa, a rio-pretense Julia Gomide estreou vencendo a canadense Vanessa Wong por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6(8), para garantir vaga na segunda rodada. Nesta terça-feira ela enfrenta a cabeça de chave 2 do torneio, a americana Sofia Kenin. "Foi um jogo bom, uma vitória importante para dar confiança. O segundo set foi mais difícil, a menina jogou melhor, mas eu consegui ganhar. Foi muito bom contar com o apoio da torcida, dos meus pais e treinadores que estavam aqui", afirmou a jovem de 17 anos, que treina no Clube Monte Líbano.
Aos 14 anos, Thaisa Pedretti conseguiu uma grande virada na estreia diante da canadense Alexis Prokopuik, número 211 do mundo. Campeã da categoria 14 anos em 2013, a paulista venceu com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4. Sua próxima adversária será a norte-americana Dasha Ivanova, cabeça de chave 7.
Aos 14 anos, Thaísa Pedretti surpreendeu as mais velhas na principal categoria do Banana Bowl
"Comecei esse ano a jogar torneios ITF, é meu quinto no ano. Ainda não tenho muita experiência e a menina jogava bem, mas também consegui jogar bem e sair melhor no jogo", comemorou Pedretti, que treina em Alphaville, no Instituto Tênis.
Campeã do Banana Bowl nos 16 anos em 2013, Luisa Stefani superou a portorriquenha Yolimar Ogando por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 6/4 para encontrar na segunda rodada a húngara Anna Bondar. Erika Pereira surpreendeu a colombiana Maria Perez Garcia, número 129 do mundo, com duplo 6/2, e terá como adversária na segunda rodada a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov, cabeça de chave 13.
Rafael Matos é uma das esperanças do Brasil nos 18 anos em Rio Preto
Na chave masculina, o gaúcho Rafael Matos não encontrou dificuldades para vencer o belga Omar Salman com parciais de 6/2 e 6/3. Seu oponente na segunda rodada será o argentino Jordi Arconada. Em uma longa partida, Lucas Koelle bateu o britânico Alexander Sendegeya com parciais de 7/6(3), 5/7 e 6/2. Seu adversário nesta terça-feira será o holandês Tim Van Rijthoven.
Entre os destaques desta terça-feira estão as estreias de Marcelo Zormann e Letícia Vidal, atuais líderes do Brasil no ranking juvenil, e Orlando Luz, campeão do Asuncion Bowl no sábado. "Tive um resultado muito bom, mas essa semana já passou. Tenho que esquecer agora, concentrar para o Banana, é outra semana, outras quadras, outra bola e vou tentar fazer tudo do zero de novo para conseguir um bom resultado aqui", afirma Luz, que treina na academia de Larri Passos, em Balneário Camboriú/SC.
Rio-pretense Júlia Gomide fez a alegria da casa na abertura do Banana Bowl nessa segunda-feira
Nesta terça-feira a programação de jogos começa novamente as 9h em ambos os clubes, com a estreia dos tenistas que são cabeças de chave, como a francesa Fiona Ferro e o argentino Matias Zukas, além de Zormann, Orlando Luz, João Menezes, Gabriel Hocevar e Letícia Vidal.
Entre os principais jogos desta terça-feira no Palestra Esporte Clube estão as estreias na categoria 16 anos dos brasileiros Felipe Meligeni Alves, campeão também no Paraguai, e Guilherme Scarpelli, além do argentino Juan Otegui, tenista treinado por Daniel Orsanic, ex-técnico do brasileiro Thomaz Bellucci.
Na chave de 14 anos estreiam os brasileiros Igor Gimenez, Thiago Wild e Bruno Pessoa, além do venezuelano Patrick Sydow. Na chave feminina estreiam Sofia Hassuani, Ana Luiza Cruz e Andressa Silva.
Quer ver a programação desta terça-feira?
Clube Monte Líbano (ITF 18 anos)
Palestra Esporte Clube (Cosat 14 e 16 anos)
Se quiser acompanhar os resultados, siga a Revista TÊNIS no Twitter (@revista_tenis) ou na conta oficial do Banana Bowl (@bananabowl).