Famoso treinador norte-americano já orientou vários campeões e aponta que Rafa teve atitude de vencedor ao evitar desculpa por revés em Londres
Da Redação, Em São Paulo em 27 de Junho de 2013 às 14:44
Nick Bollettieri é um dos treinadores mais influentes do tênis mundial. Da sua academia, a "Nick Bollettieri Academy", em Bradenton, na Flórida, saíram grandes campeões como André Agassi, Pete Sampras, Jim Courier, Maria Sharapova, Tommy Haas, Kei Nishikori e a portuguesa Michelle Larcher de Brito, essa última que está viva ainda em Wimbledon após bater Sharapova ontem.
Aos 82 anos, Bollettieri segue viajando pelo circuito e está em Wimbledon (está observando a portuguesa Larcher de Brito) para a disputa do torneio que já teve grandes surpresas além da queda de Sharapova. O heptacampeão Roger Federer também disse adeus no dia de ontem e Rafael Nadal, bi em Londres, se despediu ainda na segunda-feira.
E mesmo com as críticas para cima do espanhol, Bollettieri disse ao diário AS que Rafa permanece, ainda assim, com uma atitude de campeão. "Vi como Nadal perdeu para [Steve] Darcis e a primeira coisa que digo é que Rafa voltou a demonstrar que é um campeão, pois se recusou a usar uma desculpa qualquer para diminuir o tamanho da derrota. Em nenhum momento, ele culpou o joelho ou sua condição física pela derrota", comentou o norte-americano.
Desde que havia voltado ao circuito após ficar mais de sete meses parado por conta de um problema crônico no joelho esquerdo, Nadal se concentrou em jogar a maioria dos torneios no saibro e apenas um no piso rápido. Antes de Wimbledon, não jogou nenhum evento preparatório, o que pode ter sido determinante para a falta de adaptação ao piso de grama.
Espanhol não jogou nenhum torneio de preparação para Londres e se deu mal
"Também é difícil voltar a jogar em torneios sobre a grama sem ter competido no piso antes", avaliou Bollettieri. "É uma superfície difícil, requer adaptação e Nadal estava há uns dez anos sem jogar na grama antes de vir aqui", brincou o treinador, que ainda crê que o espanhol conquistará muitos títulos ainda em sua carreira.
"Não há dúvidas de que Nadal voltará a vencer e estará novamente por cima, ele já demonstrou ser capaz disso no último ano. Ele sabe que precisa se cuidar e tem tomado as decisões certas. O tênis precisa dele", concluiu Bollettieri.