Bellucci cai na estreia de simples do Rio Open

Brasileiro cedeu virada ao habilidoso ucraniano Dolgopolov

Da redação em 17 de Fevereiro de 2016 às 11:04

No final da tarde dessa terça-feira, o tenista Thomaz Bellucci amargou mais uma derrota para Alexandr Dolgopolov, da Ucrânia. Em jogo válido pela primeira rodada do Rio Open, o paulista até começou na frente, mas viu a vantagem no placar desaparecer e o adversário levar a partida por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (3-7), 7/5 e 6/2.

O número um do país e cabeça de chave número oito da competição saiu atrás logo no início do confronto. Confiante, porém, buscou o rival com seu devastador forehand e conseguiu a "virada" ainda no primeiro set, vencendo o tie break com ampla vantagem.

A história do jogo pareceu se repetir até certa altura do set seguinte. O 33º melhor tenista da atualidade também começou melhor, abrindo 4 games a 1. Mas, com uma bela atuação nos saques, Bellucci novamente deixou o jogo equilibrado. Porém, quando Dolgopolov vencia por 6/5, o confronto foi interrompido pela forte chuva.

Quase 1h30 depois, os tenistas retomaram a partida e sem perdoar, o ucraniano fechou a parcial no game seguinte. No match tie break, o brasileiro abriu 2 a 0, mas viu a vantagem trocar de dono no 5 a 2. Mais um game e o jogo terminaria após 2h27 de confronto.

Para o atual 32º do ranking mundial, a queda no aproveitamento do primeiro saque foi um dos motivos que contribuíram para a derrota. “Acho que joguei melhor o terceiro set, mas ele também subiu de rendimento e começou a me atacar mais. Meu saque passou a não entrar tanto e não consegui encontrar um jeito de superá-lo. Ele mereceu a vitória”, disse.

Esta foi a terceira vez que ambos se enfrentaram e a terceira derrota de Bellucci. Em 2015, ele também foi eliminado pelo ucraniano na primeira rodada do Masters 1000 de Miami; e nesta temporada, o rival tirou o brasileiro da briga pelo título do ATP 250 de Sydney.

Agora, o ucraniano top 40 irá encarar o espanhol Inigo Cervantes nas oitavas de final. Dono da 73ª posição, ele vem de vitória – com direito a virada - sobre o qualifier japonês Taro Daniel por 2 sets a 1 com parciais de 3/6, 7/5 e 6/2.


Última esperança

Monteiro tem apenas 21 anos e é o atual 338º no ranking ATP

Com a precoce eliminação de Thomaz Bellucci e a derrota de João “Feijão” Souza para o argentino Diego Schwartzman em sets seguidos com parciais de 6/3 e 6/2, há somente um último brasileiro vivo na chave de simples do Rio Open.

Porém, o cearense Thiago Monteiro, presente na competição por meio do wildcard, terá uma dura missão pela frente: vencer o cabeça de chave número três, Jo-Wilfried Tsonga. O francês nono do ranking ATP é o franco favorito frente ao tenista top 400.

O jogo, que já foi adiado duas vezes por causa do mau tempo no Rio de Janeiro, deve ser o primeiro desta quarta-feira, na quadra principal. O vencedor da partida já sabe que terá o uruguaio Pablo Cuevas, 45º melhor tenista da atualidade, como próximo adversário.

Notícias Rio Open Thomaz Bellucci Alexandr Dolgopolov

Mais Notícias