Australiana

Você sabe como jogar na famosa formação em "I" nas duplas? Caso consiga dominar essa técnica, deixará seus adversários perdidos em quadra

Arnaldo Grizzo em 22 de Março de 2011 às 05:54

 

VOCÊ CERTAMENTE JÁ ASSISTIU a partidas de duplas em que o parceiro do tenista que está sacando fica agachado sobre (ou muito próximo) a linha do T ou então do mesmo lado da quadra que o sacador. Na certa você já pensou ao ver isso: "Se o sacador errar o saque, o parceiro vai tomar uma bela bolada na nuca". Entre os tenistas profissionais, é pouco provável que isso aconteça. Até mesmo entre os amadores isso não deve acontecer, desde que o sacador entenda onde deve sacar nessa situação, comumente chamada de formação "australiana", ou então, formação em "I".

Jogar dessa maneira é uma boa forma de plantar a dúvida na dupla que está devolvendo, que é obrigada a adivinhar para que lado o tenista que está na rede vai. Então, essa é uma boa opção tática caso você e seu parceiro estejam sofrendo com as boas devoluções dos adversários. Ela é muito usada no circuito profissional, mas você também pode tentar no seu clube e ganhar vários pontos de graça. Veja como funciona:

 

1 O sacador fica na linha de base, obviamente, e próximo da linha que divide a quadra no meio. Enquanto isso, seu parceiro fica agachado sobre a linha do T, no centro da quadra, próximo à rede.

2 Ao usar essa tática, o sacador geralmente vai servir em direção ao meio, para não dar muito ângulo para o devolvedor. E também há maior chance de acertar o primeiro saque, já que está sacando sobre a parte mais baixa da rede.

3 Sua dupla deve combinar previamente para que lado o tenista que está na rede deve ir. Isso pode ser feito antes do saque, conversando, ou usando sinais. Lembre-se de sempre tentar anular a melhor devolução do oponente. Ou seja, caso um deles tenha uma ótima devolução cruzada, o tenista da rede deve, geralmente, ir nessa direção para forçá-lo a bater na paralela, onde a rede é mais alta e o risco é maior.

4 Nesta formação, o sacador não precisa necessariamente vir para a rede após o saque. Ele também pode ficar no fundo e vir em um momento mais oportuno.

 
Você deve combinar previamente para qual lado o jogador da rede vai se deslocar após o saque
Instrução - Tática

Mais Instrução - Tática