2009 promete!

Brasileiros começam bem no primeiro torneio da temporada nas quadras do Parque Villa-Lobos

José Eduardo Aguiar em 29 de Janeiro de 2009 às 09:33

Mais uma vez o Brasil esteve no lugar mais alto do pódio nas quadras do Parque Villa-Lobos. Após um jejum de mais de dois anos sem título, Ricardo Mello voltou a atuar em alto nível no Aberto de São Paulo 2009. Sua vitória e a campanha dos outros brasileiros animam os fãs, que querem voltar a ver seus tenistas jogando os grandes torneios do mundo. Sete brasileiros estavam inscritos na chave principal em São Paulo. Juntaram-se a eles ainda Daniel Silva, Flávio Saretta, Nicolas Santos e Eric Gomes, que receberam convites, e Rafael Camilo, que furou o quali.

Rafael Camilo

E foi justamente o irmão mais novo do judoca Tiago Camilo que realizou o jogo mais emocionante da primeira rodada e um dos melhores do torneio. Diante de Thiago Alves, atual campeão, Camilo chegou a liderar o tiebreak do terceiro set por 6/2. Porém, sentiu a pressão e cometeu duas duplas-faltas seguidas no momento de confirmar a vitória. Mas, o garoto provou que, com mais experiência, vai dar trabalho.

Thiago Alves

Após o susto inicial contra Camilo, Alves elevou seu nível e bateu Ricardo Hocevar, outro que vem embalado por boas campanhas em 2008, em mais uma dura partida pela segunda rodada. Porém, a caminhada rumo ao bi parou diante do forte jogo do argentino Horácio Zeballos, canhoto de muita variação no fundo de quadra e eventuais subidas à rede.

Daniel Silva

Enquanto isso, do outro lado da chave, Daniel Silva encarava uma pedreira, o chileno Paul Capdeville. Com muita raça, o paulista levou a decisão para o terceiro set e esteve com quebra na frente. O oponente, porém, soube reverter a situação. Mas, ficou a sensação de que, cada vez mais, Danielzinho pode jogar de igual para igual com alguns dos melhores sul-americanos.

Nicolas Santos

Outro tenista da nova geração conseguiu a sua primeira vitória na carreira em Challengers, Nicolas Santos travou uma dura batalha contra o experiente peruano Ivan Miranda para avançar à segunda rodada. Porém, a chave não ajudou e o jovem de 20 anos acabou perdendo para Rogério Dutra da Silva no jogo seguinte.

Rogério Silva

Irmão mais velho de Daniel, Rogério voltou a apresentar jogo consistente no Aberto de São Paulo, perdendo apenas para o campeão, Mello, nas quartas. De quebra, realizou contra o campineiro o melhor jogo da competição, segundo alguns especialistas e o público que acompanhou.

João Souza

Um dos tenistas que mais evoluiu na última temporada, João Souza também confirmou a boa fase e avançou rumo à quarta semi em Challengers na carreira. Jogando um tênis de força e maior consistência, com bons saques, golpes potentes de fundo e melhor aproveitamento na rede, Feijão foi longe e dá pinta de que 2009 será muito bom para ele.

Ricardo Melo

Por fim, Ricardo Mello foi impecável durante a semana toda. Na final, a vítima foi Capdeville, que tinha acabado com o sonho de Feijão na semi. O brasileiro não levantava um troféu desde julho de 2006, em Campos do Jordão. Bicampeão do evento (ganhou em 2005), ele se tornou o segundo tenista a vencer a competição sem perder um set (o outro foi Guillermo Cañas, em 2007). Além do título, ficou a agradável esperança de que Mello está perto de voltar a jogar com a consistência que o levou ao top 50, e, se continuar neste caminho, deve, no mínimo, colocar seu nome mais uma vez entre os 100 primeiros do mundo.

Torneio

Mais Torneio