Diário do US Open

08.Set - Em mais um dia chuvoso, homens jogam por Quinze minutos. Mulheres, nem isso

Chuva adia ainda mais complemento das oitavas de final da chave masculina.


Quinze minutos. Esse foi tempo em que os homens ficaram em quadra na última quarta-feira e assim, pelo segundo dia consecutivo, o US Open teve novamente a rodada cancelada por conta da chuva em Nova York. Agora, a programação desta quinta-feira em Flushing Meadows estará "recheada" de grandes confrontos válidos simultaneamente pelas oitavas e quartas de final do torneio.

Divulgação US Open
O pequeno público que compareceu ao Arthur Ashe assitiu apenas 15 minutos de jogo.

O dia começa com força total nas quatro principais quadras de Nova York. No Grandstand, Andy Murray continua seu jogo e desafia a torcida e o local Donald Young, seu carrasco na estreia de Indian Wells e uma das últimas esperanças para o tênis estadunidense.  O confronto que teve breve início na quarta está marcando 2/1 para o estadunidense, ainda sem quebras.

Enquanto isso, Andy Roddick volta ao Louis Armstrong depois de seguidos anos jogando no estádio principal e tenta a revanche contra David Ferrer. Os dois se cruzam dois meses depois do confronto em Austin, quando o espanhol não se importou com o piso rápido e a vantagem do adversário na Copa Davis e emplacou um maiúsculo 3 a 0. No momento, o ex-número 1 do mundo leva a vantagem por 3/1 e com uma quebra conquistada ainda no segundo game.

Divulgação US Open
Roddick discute com árbitro sobre as condições da quadra
 

Abrindo a programação da Arthur Ashe, Rafael Nadal enfrenta o luxemburguês Gilles Muller por mais um passo rumo ao bicampeonato nos EUA. Mesmo com todo o favoritismo, o espanhol começou em ritmo lento no dia anterior e vai perdendo por 3/0, com uma quebra atrás para seu algoz de Wimbledon, há seis anos.

Na novíssima quadra 17, construída para esta edição, o gigante norte-americano John Isner tenta uma vaga nas quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez contra o francês Gilles Simon, algoz de Ricardo Mello e Juan Martin Del Potro.

As disputas das quartas de final começam nesta quinta-feira, com o duelo sérvio entre Novak Djokovic faz um diante do amigo Janko Tipsarevic, jogador que vem despontando nessa temporada como o novo número 2 da jovem nação europeia. E depois de entrar na madrugada de terça-feira em quadra diante de Juan Monaco, Roger Federer joga novamente na sessão noturna contra sua "pedra no sapato" da temporada, Jo-Wilfried Tsonga, que desbancou o ex-número 1 do mundo nos últimos dois embates: Nas quartas de Wimbledon e na terceira rodada do Masters de Montreal.

Se os homens ainda puderam disputar alguns games, o mesmo não pode se dizer da chave feminina. E olha que a organização tentou... Com os todos confrontos das quartas de final já formados, e muitas mudanças de horário, a rodada foi marcada para a noite de quarta-feira, mesmo depois do cancelamento de todos os jogos do masculino. Serena Williams e Anastasia Pavlyuchenkova chegaram a ser aquecer e bater bola no Ashe, mas a chuva não deu trégua, e as partidas acabaram adiadas.

Divulgação US Open
Impossibilitada de jogar, por conta do mau-tempo, Wozniacki treinou em quadra coberta antes de encarar "Petkorazzi"
Os jogos das meninas estão programadas para começar logo após o complemento das oitavas dos homens. Além de Serena e Pavlyuchenkova no estádio principal, a rodada reserva encontro entre a número 1 do mundo Caroline Wozniacki e a irreverente Andrea Petkovic no Armstrong, em jogo que promete ser o tira-teima entre as duas. Em Miami, a disputa terminou em "Petkodance". Semanas depois, em Stuttgart, Wozniacki venceu na casa da rival.  

Já o público que optar pelo Grandstand assistirá o equilibrado confronto entre os olhos azuis de Samantha Stosur e os de Vera Zvonareva. Por fim, a quadra 17 será o palco do surpreendente duelo entre Flavia Pennetta e Angelique Kerber, que passaram pela complicada chave que tinha Sharapova, Kvitova, Radwanska e Wickmayer como principais favoritas.

JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA

Divulgação US Open

Roger Federer x Jo-Wilfried Tsonga

Arthur Ashe Stadium - 1º jogo da noite

Em uma rodada inchada de grandes jogos pelo último Grand Slam da temporada, fica até difícil escolher um duelo em especial para acompanhar. Porém, a disputa acirrada entre Jo-Wilfried Tsonga e Roger Federer tem tudo para agitar a madrugada de Flushing Meadows.

Depois de passar como um trator sobre Juan Monaco, há dois dias, Federer vai ter a honra mais uma vez de fechar a programação do Arthur Ashe Stadium, só que desta vez, o adversário é indigesto na temporada. Em junho, Tsonga se tornou o primeiro jogador a bater o suíço em um Grand Slam após estar perdendo por 2 sets a 0. Além disso, um mês depois, o francês repetiu o triunfo no mesmo piso rápido (similar a Nova York) de Montreal.

O atual número 11 do ranking é um dos poucos atletas no circuito a basear seu jogo no saque-e-voleio. Com um poderoso serviço, Tsonga deve procurar o ataque para colocar Federer na defensiva desde o primeiro ponto da partida. Por sua vez, o suíço, dono de 16 troféus de Major, vai entrar querendo devolver uma das derrotas no ano e aposta na boa forma apresentada até aqui, com apenas um set perdido em três jogos. Não perca!

O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA

Divulgação US Open

Vera Zvonareva x Samantha Stosur

Grandstand - 2º jogo do dia

Um dia depois de comemorar seu aniversário de 27 anos, a russa Vera Zvonareva entra em quadra precisando da vitória sobre Samantha Stosur para permanecer na segunda colocação no ranking da WTA ao final do torneio (com Maria Sharapova ocupando o terceiro posto). 

Já a australiana chega às quartas de final depois da dramática partida contra Maria Kirilenko, em que perdeu um tiebreak de 32 pontos no segundo set e precisou de 8 match points para fechar o confronto.

Zvonareva e Stosur devem fazer um confronto semelhante ao encontro de Wozniacki e Kuznetsova na noite de ontem. Com a russa, que tem como ponto forte o backhand, adotando uma postura mais ofensiva para brecar uma adversária que varia golpes longos de forehand com slices e bolas mais curtas.

Sem vencer a adversária desde Wimbledon-2004, Zvonareva quer comemorar seus 27 anos com a quebra do tabu. No retrospecto, são 9 jogos, com 7 vitórias de Stosur. Que gosto terá o bolo de chocolate da número 2 do mundo? Será doce ou amargo? Para descobrir, fique ligado neste jogo! 

MAIS - DIÁRIO DO US OPEN

+ 06.Set - Viradas de Tsonga e Wozniacki deixam show de Roger Federer para a madrugada nova-iorquina

+ 05.Set - Vitórias de Pennetta e Stosur e eliminação precoce de Del Potro são os destaques do domingo em Flushing Meadows + 04.Set - Experiência prevalece para Serena e Schiavone. Entre os homens, nenhuma surpresa ao final da primeira semana.

03.set - Murray dá susto, Nadal passeia e Marias vivem emoções distintas na sexta-feira

+ 02.Set - Favoritos dão show no Ashe, Ferrero vence batalha contra Monfils e Azarenka espanta a zebra em noite de coincidências

+ 01.Set - Em maratona brasileira, Rogerinho anota a primeira vitória. Promessas locais brilham na chave feminina

31. Ago - Nadal e Schiavone suam, mas confirmam favoritismo. Rodada de hoje marca o retorno de Del Potro ao palco de sua maior conquista

30.Ago - Bellucci e Kvitova decepcionam, Sharapova sofre e Federer dá show. Segundo dia tem Djokovic, Nadal, Wozniacki e Serena

29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows

Da redação

Publicado em 8 de Setembro de 2011 às 08:17


Notícias