Confiança

"Ganharia de Federer na grama", garante Sampras

Apesar de ter perdido o único duelo contra o suíço, norte-americano garante que, no auge, era imbatível na superfície


Sampras assistiu o suíço quebrar seu recorde de conquistas em Grand Slams
Quando o assunto é colocar Roger Federer como o maior tenista de todos os tempos, talvez o principal nome que ainda cause alguma controvérsia é Pete Sampras. Principal ´rival´ do suíço nesta briga, o norte-americano se declarou um grande admirador de seu jogo, mas garantiu que venceria Federer nas quadras de grama.

Em Los Angeles, onde se prepara para jogar uma partida exibição contra Marat Safin, Sampras falou sobre o sucesso do campeão de Wimbledon. Questionado se Federer pode ser considerado o melhor da história, o ex-número um do mundo desconversou. "Temos sempre muita vontade de dar este título a alguém. Pelos números, teríamos que dá-lo a Federer, mas se olharmos seus números contra Nadal já não teríamos a mesma certeza', analisou.

E são justamente os confrontos contra o espanhol que fazem Sampras crer que a vida do suíço não será fácil nos próximos meses. "Nadal voltará com tudo agora que Federer lhe tirou o número 1. Ele é um dos poucos jogadores que tem a força interior para crer que é melhor que Roger".

Em Wimbledon, o heptacampeão do torneio esteve na final e assistiu ao 15º título de Grand Slam do suíço ao lado de algumas lendas do tênis. "Foi um momento histórico, me senti feliz de estar ali. Uma viagem longa, mas valeu a pena estar sentado ao lado de (Rod) Laver, (Manolo) Santana e (Bjorn) Borg", lembrou.

Maior tenista de todos os tempos nos EUA, Sampras gostou do que viu em All England Club, mas lamentou pela derrota do compatriota Andy Roddick. "Fiquei feliz por Roger, mas me senti mal por Andy, a quem lhe afetará essa derrota durante um bom tempo", afirmou o recordista de semanas à frente do ranking mundial.

Para finalizar, o norte-americano fez questão de mostrar a mesma confiança de seus tempos de jogador, respondendo sem pensar duas vezes sobre se teria condições de vencer Federer. "Na grama, Roger não enfrentou ninguém nos últimos anos que saque e suba à rede, que lhe coloque pressão. Creio que meu jogo deixaria Roger incômodo, subiria à rede com os dois saques e pressionaria o seu revés, seria quem ditaria as ações".

Se ele sairia vencedor da hipotética partida? "Com certeza. No meu melhor momento na grama eu me sentia imbatível, especialmente no meio dos anos 90". Vale lembrar que os dois se enfrentaram apenas uma vez como profissionais, e foi justamente na grama. Apesar da declaração de confiança de Sampras, Federer saiu vencedor do confronto, em cinco sets, válido pelas oitavas-de-final de Wimbledon em 2001.

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Fã de Federer, Ivanovic comemora volta de Clijsters ao circuito
+ Concurso oferece 1 milhão de dólares por saque

+ "Era tudo mentira, uma atitude feia", diz Del Potro sobre Stepanek

+ "Rafa não tem pressão para voltar ao número 1", garante Toni Nadal

+ "Temos que imitar a Espanha", afirma ex-duplista argentino

ESPECIAL:Quem é o melhor? - Federer está prestes a igualar o número de Grand Slams de Sampras e as comparações entre eles são inevitáveis  (Confira!)

José Eduardo Aguiar

Publicado em 16 de Julho de 2009 às 10:12


Notícias