Rivalidade

Com tropeço em Madri, Nadal perderá Nº 2 caso Federer conquiste o torneio

Espanhol terá descontados na próxima 2ª feira 600 pontos do vice em Roma e Federer pode roubar vice-liderança com a soma do título na Caja Mágica


Em Madri, Nadal viu chegar ao fim sua série de 22 vitórias consecutivas no saibro
Se antes de jogar em Madri Rafael Nadal já mostrava sinais de irritação com a novidade do saibro azul na capital espanhola, o número 2 do mundo pode deixar o Masters 1000 merengue sem a vice-liderança do ranking. A inesperada derrota para o freguês Fernando Verdasco, nesta quinta-feira, favoreceu o suíço Roger Federer, que, caso fique com o caneco, assumirá o posto na próxima lista da ATP.

Por conta das Olimpíadas no calendário, os pontos somados pelos jogadores estão sendo descartados antes do início da competição específica. Atualmente, Nadal tem a vantagem de 1.095 pontos para Federer no ranking, porém vai perder 600 pontos na próxima segunda-feira pelo vice-campeonato no Masters 1000 de Roma.

Como somou 90 esta semana pelas oitavas em Madri, o tenista de Manacor vai ficar com 9.105 pontos. Por sua vez, Federer terá descontados apenas 90 da terceira rodada na Itália de 2011 e, caso conquiste o bi no Masters espanhol, chegará ao total de 9.430. Caso alcance a decisão, o dono de 16 Grand Slams ficaria a apenas 75 pontos de Nadal.

Divulgação
E pior - pode perder vice-liderança da ATP para Roger Federer (foto)
Em 261 jogos agora no piso lento, Nadal sofreu apenas a derrota de número 19 e teve encerrada sua invencibilidade de 22 jogos no saibro. O último revés havia sido na final do Masters de Roma, no ano passado, contra Novak Djokovic. Eliminado por Verdasco, Rafa não perdia para compatriotas na superfície desde 2008, quando foi superado por Juan Carlos Ferrero também em Roma.

Federer, nesta quinta-feira, passou com tranquilidade pelo francês Richard Gasquet, algoz de Thomaz Bellucci, em menos de 1h e terá pela frente o local David Ferrer, cabeça de chave 5, que superou batalha de quase 3h contra o compatriota Nicolás Almagro. Não há chances de Federer ultrapassar Djokovic na lista da próxima segunda, nem se o sérvio cair exatamente nas quartas de Madri.

Confira mais notícias sobre Roger Federer...

Federer é homenageado e vira nome de rua em cidade da Alemanha

+Federer diz não ter mágoas de Nadal por críticas quando espanhol ainda estava no Conselho da ATP

Recarregado, Federer crê em suas chances para voltar à liderança em 2012: "É sempre um sonho"

Federer nega que Londres seja sua última Olimpíada: "Não excluo jogar no Rio em 2016"

Federer lamenta saída de Nadal do Conselho da ATP e nega greve de jogadores emRoland Garros

Genial, Federer mostra pontaria afiada até em quadra cheia de copos de café

Em entrevista ao CQC, Federer revela lista de musas, elogia Guga e mostra "arte" de quebrar raquetes

Federer confirma visita inédita ao Brasil e se diz ansioso para conhecer nação "referência" do esporte

ESPECIAL:A história por testemunha-Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Maio de 2012 às 15:08


Notícias