Jovem Promissor
Paulista de Jaú joga pela Universidade de Duke e ajudou equipe a emplacar recorde histórico; atleta é o atual número 2 do ranking universitário
O brasileiro Henrique Cunha segue sendo destaque no tênis universitário dos Estados Unidos pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte. O paulista natural de Jaú, no interior de São Paulo, foi apontado como melhor jogador da semana pela 13ª vez na Conferência da Costa do Atlântico depois de ajudar a equipe dos Blue Devils a vencer o Tennessee por 6/1 no último fim de semana.
Paulista Henrique Cunha, de apenas 21 anos, é um dos destaques do tênis universitário nos EUA |
Desde os tempos de juvenil, antes de embarcar aos EUA para ministrar o curso de administração em 2009, Cunha era um dos jogadores mais promissores da geração nacional. Na temporada de 2008, ele chegou a ser o sexto melhor da modalidade e conquistou o tradicional torneio de Queen's, em Londres, realizado em quadras de grama.
Aos 19, teve uma notável ascensão no adulto, com um título de Future e a 668ª posição como melhor resultado no profissional. De quebra, teve o privilégio de poucos em treinar com o astro Roger Federer em Wimbledon e Roland Garros. A explicação é: assim como Rafael Nadal, Cunha também é canhoto.
O paulista afirmou no Aberto de SP, no começo de janeiro (está de férias da faculdade nesse período), que priorizará o nível profissional assim que finalizar os estudos acadêmicos, em 2013. O sucesso de Cunha faz o brasileiro sonhar em seguir os passos de outros grandes nomes do tênis que também se destacaram no circuito universitário, como os americanos Jimmy Connors e John McEnroe.
Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...
+ Bellucci sobe em ranking, mas desiste de Buenos Aires e sairá do top 40 na próxima semana
+ Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP
+ Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup
+ Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar
ESPECIAL:Circuito Universitário: começo ou fim do sonho de ser profissional? - Cada vez que uma promessa do tênis nacional segue para disputar a liga universitária norte-americana, a pergunta ressurge: "Ele desistiu de ser profissional?" (Confira!)
Publicado em 24 de Fevereiro de 2012 às 07:56
+LIDAS