The Best Ones

Irmãos Bryan confirmam hegemonia nas duplas e terminam ano como melhores do mundo pela 7ª vez

Americanos deixaram sua marca na liderança nas últimas temporadas. Parceria abocanhou sete títulos nas 10 finais que disputou em 2011


Ron C Angle (TPL)
Campeões na Austrália (foto) e em Wimbledon, irmãos Bryan terminam pela sétima vez na liderança do ranking
Os irmãos gêmeos Bob e Mike Bryan encerraram a temporada pela sétima vez em nove anos como a melhor dupla do mundo após vencerem o tcheco Lukas Dlouhy e o ucraniano Alexander Dolgopolov, na última quarta-feira, pela primeira rodada do ATP 500 de Valência.

A vitória dos americanos, ambos de 33 anos, os garantiu no topo do ranking da ATP, já que seus adversários mais próximos, o francês Michael Llodra e o sérvio Nenad Zimonjic, não podem mais alcançá-los. Em 2011, os Bryans venceram dois Grand Slams (Aberto da Austrália e Wimbledon) e dois Masters 1000 (Monte Carlo e Madri). Além disso, conquistaram também os torneios de [ATP 500] Houston, [ATP 250] Queen''s e [ATP250] Viena.

Ron C Angle (TPL)
Dupla americana já faturou 74 títulos na carreira e possui 11 canecos de Grand Slam
Nos últimos dez anos, Bob e Mike Bryan, que têm 11 títulos de Major na carreira, faturaram pelo menos cinco troféus por temporada e já somam 74 canecos (dupla que mais detêm títulos na história). Nesse ano, ganharam sete das dez finais disputadas. Os dois finalizaram o ano como a melhor dupla nas temporada de 2003, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e, agora, 2011.

No ranking individual, eles terminaram como número 1 por 265 semanas e passarão o compatriota John McEnroe, que mantém o recorde de 270 semanas."Estamos muitos satisfeitos em terminar no número 1, especialmente com a qualidade das outras parcerias no circuito. É sempre nosso principal objetivo [terminar como líderes do ranking] quando iniciamos o ano e vamos, certamente, olhar de volta para 2011 com sentimentos positivos", disse Bob.

Ron C Angle (TPL)
Irmãos ainda disputam a ATP Finals de Londres no fim do mês
"Quero parabenizar nossos grande rivais, [Max] Mirnyi-[Daniel] Nestor, [Michael] Llodra-[Nenad] Zimonjic e o ''Expresso Indiano'' [Mahesh Bhupathi-Leander Paes] por temporadas satisfatórias e esperamos outro grande desafio com as oito melhores duplas em Londres", acrescentou Bob, fazendo alusão à ATP Finals no final do mês.

O irmão Mike não ficou para trás e também deixou seu comentário sobre mais um feito histórico da maior dupla de todos os tempos. "É sempre uma sensação especial em terminar o ano como o melhor time. Acredito que é mais gratificante do que vencer um Grand Slam porque representa a temporada como um todo. Quando nós olhamos para 2011, teremos vários momentos. O nível do tênis continua sempre crescendo, então estou orgulhoso de nossa vontade em querer melhorar conforme ficamos mais velhos", concluiu.

Duplas Que Terminaram o Ano como Número 1

Ano/ Jogadores
2011 Bob Bryan/Mike Bryan
2010 Bob Bryan/Mike Bryan
2009 Bob Bryan/Mike Bryan
2008 Daniel Nestor/Nenad Zimonjic
2007 Bob Bryan/Mike Bryan
2006 Bob Bryan/Mike Bryan
2005 Bob Bryan/Mike Bryan
2004 Mark Knowles/Daniel Nestor
2003 Bob Bryan/Mike Bryan
2002 Mark Knowles/Daniel Nestor

2001 Jonas Bjorkman/Todd Woodbridge


2000 Todd Woodbridge/Mark Woodforde

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ ATP chega à penúltima semana com sete jogadores brigando por três vagas em Londres

Muster se emociona em sua despedida do tênis: "Não sabia se chorava ou jogava"

Via Twitter, Gonzalez encerra ano por conta de lesões e aumenta boatos de aposentadoria

Soderling abre mão de Paris, encerra ano de forma melancólica e pode deixar o top 10
Murray confirma ótima fase, assume 3º lugar e impõe pior ranking para Federer em 8 anos

 

ESPECIAL - Duplas: Ouro dos tolos - Nas duplas, os winners não são tão valiosos quanto se imagina    (Confira!)

Da redação

Publicado em 3 de Novembro de 2011 às 11:50


Notícias