Seguindo o exemplo dos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008), as Olimpíadas de Londres, em 2012, contarão pontos para o ranking da WTA, a Associação das Tenistas Profissionais. O anúncio foi divulgado nesta quarta-feira em reunião de dirigentes da entidade feminina e da ITF (Federação Internacional de Tênis).
|
Jogos Olímpicos de 2012 serão disputados na grama sagrada do All England Club, em Wimbledon |
Os chefes de cada instituição chegaram a um acordo de que o torneio feminino Olímpico de 2012, que será sediado em
Wimbledon, poderá ter até quatro jogadoras na chave de simples contabilizados por sistema de ranking. A chave feminina terá 64 jogadoras sendo 56 diretas pela lista oficial, sendo que cada país poderá colocar até seis atletas, sendo mais duas na chave de duplas.
Seis dos outros oito postos vagos na chave serão determinados pelo Comitê Olímpico, formado pela ITF e levando em consideração o ranking e a distribuição geográfica de nações. O Comitê Olímpico Nacional Britânico terá direito aos outros dois convites. Nas duplas, todas as Top10 do ranking terão entrada direta precisando apresentar uma parceira fixa na modalidade.
|
Rússia fez a festa em Pequim, com três jogadoras no pódio - Ouro para Dementieva, prata para Safina e bronze para Zvonareva |
"É um acordo importante que assegura várias tops no feminino para competir em
Londres, o que é uma boa notícia para o evento e as jogadoras. Estou muito agradecido por Stacey Allaster e os membros da WTA pelo apoio na finalização deste acordo e nós antecipamos outro belíssimo evento olímpico feminino", afirmou o italiano Francesco Ricci Bitti, presidente da ITF.
Por sua vez, Allaster, principal dirigente da WTA, comemorou o feito alcançado e acredita que a decisão terá grandes consequências para o tênis feminino no futuro. "As jogadoras da WTA vibram com a oportunidade de competir por seus países nos
Jogos Olímpicos e, mais ainda, nas quadras de
Wimbledon, o que promete ser um evento especial. Gostaria de agradecer a ITF por colaborar a frente de um acordo positivo para o nosso esporte e atletas", concluiu.
|
Nas duplas, as irmãs Williams levaram a melhor nas quadras de Pequim |
Em 2008, a russa
Elena Dementieva conquistou a medalha de ouro em simples derrotando a compatriota
Dinara Safina na decisão. Completando o pódio e a festa do país europeu,
Vera Zvonareva levou o bronze. Nas duplas, as
irmãs Williams ficaram em primeiro batendo as espanholas Anabel Medina Garrigues e Virginia Ruano Pascual. o Bronze ficou com as chinesas Zi Yan e Jie Zheng.
Confira mais notícias sobre o tênis feminino...
+ Emotiva, Zvonareva acredita que "descontrole" é a sua principal arma no circuito
+ Musa das quadras, Azarenka aproveita folga e "vira" piloto de avião em Dubai
+ Solteiras, Ivanovic e Wozniacki dão dicas a marmanjos no Valentine''s Day
+ Longe do auge no tênis, Sharapova realiza "melhor ensaio da carreira" como modelo
+ Apaixonada por livros, Ivanovic coloca Paulo Coelho entre seus favoritos
ESPECIAL: As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)