WTA cria sistema para medir a potência dos golpes das tenistas

Público terá mais um atrativo para acompanhar o circuito


O tênis feminino está mais forte do que nunca e agora já existe uma forma para medir a potência dos golpes de cada tenista. Em parceria com um dos patrocinadores do circuito, a WTA (Women Tennis Association) criou um sistema de estatísticas para avaliar as jogadoras mais fortes em ação.

reuters
Velocidade dos golpes mais potentes serão aferidas

O sistema será utilizado nas quadras centrais de todos os torneios do circuito e as estatísticas serão calculadas após a análise dos golpes mais fortes aplicados durante as partidas, incluindo o primeiro e o segundo saque, golpes de fundo, de backhand e forehand, devoluções de saque e voleios.

A média da velocidade entre os golpes aferidos será instituída para cada tenista. Para a presidente da WTA, Stacey Allaster, a iniciativa será bem sucedida. "É uma forma de reconhecer a evolução do tênis feminino e divulgar o quanto nossas tenistas são extraordinárias", revelou Allaster.

O sistema que afere a velocidade da bola após os golpes é baseado na tecnologia utilizada no hawk-eye, que detecta com precisão se a bola pingou dentro ou fora da quadra. O público que estava acostumado a acompanhar a velocidade apenas no saque, terá mais um atrativo durante as partidas.

Luiz Pires

Publicado em 10 de Agosto de 2007 às 14:59


Notícias