Instrução Mental

Vença o esgotamento

Crianças geralmente não verbalizam seu cansaço do esporte, portanto, é preciso procurar sinais e dar um tempo


TALVEZ VOCÊ TENHA NOTADO seus filhos desmoronarem nas partidas de tênis recentemente, ou inconsistentemente reclamarem de lesões ou dores vagas que nem sempre são confirmadas. Na quadra, você acha que eles não têm muito propósito, tanto nos jogos quanto nos treinos. O tênis não parece mais divertido para eles, e você não está certo do porquê.

Em casos como esse, meu primeiro palpite é sempre esgotamento. Tênis é um esporte desgastante, tanto física quanto mentalmente. É solitário e requer precisão, muitas repetições e muitos fracassos antes de ter êxito. Quando você combate esses oponentes – e, ainda mais estressante, si mesmo – em uma quadra dia após dia, é fácil ficar tão cansado disso que você simplesmente não pode jogar bem ou melhorar mais.

Esgotamento no tênis é normal. Algumas vezes, porém, os pais não parecem notar isso – ou acham que seus filhos deveriam atravessar ou ignorar essa fase. Devido à minha experiência, isso apenas torna as coisas piores. Se você é pai de um tenista competitivo, precisa ouvir com seus olhos: procure sinais que denunciam o esgotamento – raiva, lesões fingidas, falta de motivação –, pois seus filhos não lhe dirão: “Ei, preciso de um tempo”. Não é algo que eles conseguem verbalizar. Então, o próximo passo é conversar sobre isso
e fazer algo a respeito.

Solução, dar um tempo

A solução mais óbvia é frequentemente a melhor: veja se seu filho quer dar um tempo do tênis. Isso não será necessariamente uma conversa fácil, porque seu rebento pode ter medo de admitir que precisa de descanso, ou talvez esteja preocupado em lhe desapontar. E, como sabemos que acontece com adolescentes, pode haver inúmeras outras razões para ele estar um pouco deprimido.

Mas é importante deixá-los saber que o tênis não é tudo – e não precisa ser totalmente assolador. Como pai, você precisa olhar para o tênis como um relacionamento de longo prazo. É algo que seu filho pode jogar para o resto da vida. Perder um torneio, ou uma semana de treino, não importa. Faça uma viagem familiar sem tênis.

Outra forma de combater o esgotamento é verificar se seus filhos querem mudar suas rotinas. Talvez eles precisem de algo simples para lhes dar uma centelha criativa, como um novo sistema de placar. Faça-os tentar sets com games sem vantagem, ou sem segundos saques. Converse com o treinador de seus filhos sobre mudar as rotinas de treino ou ficar um tempo longe dos torneios.

Você também precisa considerar que talvez possa ser parte do problema. É duro para os pais aceitarem isso (sou mãe também, então eu sei). Pergunte a si mesmo algumas questões. Seus filhos estão jogando tanto para você quanto para eles mesmos? Você está colocando expectativas injustas sobre eles? Você está contribuindo para o estresse deles em quadra?

Se concluir que é parte do problema de esgotamento do seu filho, há formas de consertar isso. Talvez não vá ver todos os jogos, ou não fique rodeando todas as sessões de treino. Dê um passo atrás. Se você tem um filho que espera que tenha êxito e está sendo bem encaminhado, está tudo bem – isso é suficiente. Você pode piorar as coisas se ficar rodeando. É como se eles precisassem satisfazer a si mesmos e também a você. Isso pode levar ao esgotamento.

Ter domínio de si mesmo é importante para o crescimento de seu filho como jogador e como pessoa. Deixe seus filhos terem mais domínio sobre o seu tênis. No final, isso importa muito mais do que rankings, perder torneios ou treinos ruins. Isso também será melhor para o seu relacionamento à longo prazo – criando uma família de tênis mais feliz.

From Tennis Magazine. Copyright 2014 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Content Agency

Por Tracy Austin

Publicado em 28 de Julho de 2014 às 00:00


Instrução - Mental esgotamento crianças desgaste físico mental solução

Artigo publicado nesta revista