Copa Davis

Se quiser vencer a Colômbia, Brasil terá de quebrar tabu

Bellucci e Daniel nunca venceram jogos em melhor de 5 sets


Marcos Daniel e Thomaz Bellucci terão de realizar feitos inéditos em suas carreiras, se quiserem ajudar o Brasil a derrotar a Colômbia, neste final de semana, em confronto válido pela repescagem da Copa Davis. Os dois melhores brasileiros no ranking da ATP nunca venceram uma partida em cinco sets.

Daniel, 91º do mundo, disputou oito partidas nessa situação. Das seis completadas pelo gaúcho, três chegaram ao quinto set. A primeira foi em 2003, no Aberto da Austrália, quando caiu diante do local Wayne Arthurs após liderar por 2 a 0. No ano seguinte, já pela Davis, sentiu câimbras e foi derrotado pelo desconhecido paraguaio Francisco Rodriguez por 11 a9. A última aconteceu no US Open de 2006. O responsável pela derrota foi o russo Teimuraz Gabashvilli.

Bellucci, 145º, nunca disputou uma partida em Grand Slam e atuou apenas uma vez na Copa Davis. Foi em setembro do ano passado. Caiu por triplo 6/4 diante do austríaco Jurgen Melzer, em uma quadra de carpete, em confronto realizado na Europa.

Já o principal colombiano, Santiago Giraldo, 185º, perdeu a única partida disputada em Grand Slam, em Roland Garros de 2007, quando foi eliminado pelo sérvio Novak Djokovic, atual número 3 do mundo, por 6/3, 7/6 (7/3) e 6/4. Em compensação, venceu quatro partidas em cinco sets em confrontos da Davis, mas sempre contra adversários inferiores.

Michael Quintero, 272º, venceu três dos seis jogos decididos em melhor de cinco sets, mas a última delas aconteceu exatamente há cinco anos, em confronto contra o Uruguai. Diante de brasileiros, levou 6/3, 6/4 e 6/3 de Ricardo Mello, há três anos.

Os outros dois colombianos, Carlos Salamanca e Juan-Sebastian Cabal, respectivamente, 320º e 291º, nunca atuaram em Grand Slam ou jogos de cinco sets em simples.

Da redação

Publicado em 8 de Abril de 2008 às 18:53


Notícias