Retomar o caminho

Por renovação, Massú e Ríos assumem comando do Chile na Copa Davis

País caiu para a terceira divisão do torneio e se vê obrigada a apostar nos jovens talentos, como Christian Garín. Primeiro compromisso será em janeiro contra Barbados, fora de casa


Santiago (Chile) - Sempre lembrado como um dos jogadores mais importantes da história recente do tênis chileno, Nicolas Massú assumirá a responsabilidade de ser capitão do país na Copa Davis a partir de 2014. "Nico" ficará à frente da equipe no Zonal Americano II, o equivalente à terceira divisão do torneio entre seleções, junto com Marcelo Ríos como auxiliar.

Massú defendeu Chile por muitos anos na Copa Davis e, agora, será o capitão do time em 2014

Massú, que se retirou do tênis há menos de um mês, vibrou com a oportunidade de poder ajudar a nação em um momento de renovação. "Sempre disse que quero estar perto do tênis. Queria continuar ligado ao esporte. Sei que é um desafio muito grande na minha idade, mas acho que posso passar muita coisa por ter jogado a Davis por 18 anos", afirmou o ex-top 10, que foi medalha de ouro em simples e duplas nas Olimpíadas de Atenas de 2004.

Presente no Grupo Mundial da Copa Davis por vários anos na última década, liderados por Massú e Fernando González, o Chile sofre com a falta de um líder na atualidade. Paul Capdeville amarga problemas de contusão e, com isso, a responsabilidade fica nas mãos dos mais jovens, como os promissores Christian Garin, campeão júnior de Roland Garros, Nicolas Jarry, Guillermo Nuñes, entre outros.

Por isso, Massú reconhece que o processo de renovação deve ser pensado a longo prazo, principalmente pela inexperiência dos jovens atletas em Copa Davis. "É preciso ter em mente que pode ser um processo longo. O ideal é que os garotos andem passo a passo", explicou.

Por sua vez, Ríos, ex-número 1 do mundo na década de 1990, também está animado para trabalhar com os novos talentos do país no torneio. "É um desafio pessoal. Ter um capitão como Nicolás é motivante, porque estivemos juntos vários anos no circuito enfrentando os melhores do mundo", disse "El Chino".

E "Fenã"? Tem lugar na equipe? Massú já mostrou que a comissão está de portas abertas para sua integração no futuro. "Fernando é um dos meus melhores amigos e sabe muito de tênis", encerrou. O primeiro compromisso da nova comissão chilena na Copa Davis será no final de janeiro contra a equipe de Barbados, fora de casa.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 9 de Outubro de 2013 às 11:02


Notícias Nicolas Massú Marcelo Ríos capitão Copa Davis Chile renovação Fernando González Zonal