Briga acirrada

Definidas as quartas de final do ATP de Indian Wells

Os oito tenistas conheceram seus adversários nessa quarta-feira. Confira


Disputado no deserto californiano, o sétimo dia do ATP Masters 1000 de Indian Wells definiu quem brigará com quem por uma vaga nas semifinais da competição. Os confrontos iniciados a partir das 15h dessa quarta-feira contaram somente com tenistas do top 60 mundial. Em cinco dos jogos, o desfecho esperado aconteceu, confirmando um favoritismo; em um, pode-se dizer que venceu a “zebra”; e nos outros restantes, cantar um vencedor seria imprudente.

Franco favorito na competição, Novak Djokovic se garantiu nas quartas de final sem grandes dificuldades. Em seu duelo mais tranquilo até o momento, o sérvio derrotou o espanhol Feliciano Lopez por duplo 6/3 em apenas 1h05 de partida. Este foi o nono encontro entre os tenistas e a oitava vitória do número um do mundo, que só perdeu para o 21º quando desistiu em fevereiro do ATP 500 de Dubai, por causa de uma infecção no olho.

Como próximo adversário, Djoko tem o cabeça de chave número sete Jo-Wilfried Tsonga. Diante do austríaco Dominic Thiem, o tenista top 10 também conquistou uma vitória fácil, aplicando rápidos 6/3 e 6/2. No retrospecto geral, o sérvio tem ampla vantagem: são 14 vitórias contras seis derrotas - a mais recente delas, no penúltimo encontro, em 2014.

Ainda no mesmo lado da chave, o espanhol Rafael Nadal enfrentou o tenista teoricamente mais fraco, até então, vivo na competição. O confronto, entretanto, foi bastante disputado. Contra o alemão Alexander Zverev, 58º do ranking ATP, o touro de Mallorca precisou virar o jogo antes de alcançar a vitória no match tie break. O placar final marcou parciais de 6/7 (8-10), 6/0 e 7/5 em 2h34 de partida.

Nas quartas de final, o número cinco do mundo terá a difícil missão de superar seu vizinho de ranking. Sexto do mundo, Kei Nishikori também só conseguiu a classificação após aplicar uma virada sobre o norte-americano John Isner. Saindo atrás por um 6/1, o tenista japonês ganhou os outros dois equilibrados sets no tie break: 7/6 (7-2) e 7/6 (7-5). Nadal e Nishikori já se enfrentaram oito vezes, com sete vitórias do espanhol. Porém, a única derrota veio justamente no último encontro.

Já na segunda metade da chave, o duelo mais equilibrado, ao menos no papel. Décimo do ranking mundial, Richard Gasquet enfrentou Marin Cilic, dono da 12ª posição. Apesar de colocar mais primeiros serviços em quadra, o francês conquistou menos pontos enquanto sacava e acabou derrotado pelo croata. O jogo era o terceiro entre os tenistas e terminou por 2 sets a 1 com parciais de 7/5, 5/7 e 6/2.

Pela frente, Cilic terá a “zebra” das oitavas de final. O belga David Goffin se classificou para a próxima fase da competição após conquistar sua primeira vitória contra o quarto melhor tenista da atualidade, Stan Wawrinka. Até então, o suíço havia vencido em todos os encontros, cedendo apenas um set ao rival. Dessa vez, entretanto, o jogo terminou em 6/3, 5/7 e 7/6 (7-5) para o número um da Bélgica.

Por fim, o canadense Milos Raonic bateu o tcheco Tomas Berdych em sets seguidos. Em um jogo bastante disputado, o 14º da ATP se saiu melhor e cravou parciais de 6/4 e 7/6 (9-7) após 1h41 de confronto. Os dois já haviam se enfrentado cinco vezes, sendo que nas últimas quatro a vitória se alternava de lado. A pequena desvantagem, porém, era do sétimo melhor do mundo que contava com uma a menos.

Cabeça de chave número 12, Raonic precisará vencer o 13º favorito do torneio se quiser chegar às semifinais. Atual 16º do ranking mundial, o francês Gael Monfils confirmou seu favoritismo diante do argentino Federico Delbonis.  Em 1h19 de partida, ele cravou parciais de 6/3 e 6/4 em cima do algoz de Andy Murray. Esta foi a terceira vitória de Monfils em Indian Wells, que segue sem ceder sets aos adversários.

Da redação

Publicado em 17 de Março de 2016 às 13:13


Notícias ATP Masters 1000 de Indian Wells BNP Paribas Open Indian Wells Novak Djokovc Rafael Nadal David Goffin