Rumo ao ideal

Aperfeiçoe seu golpe: forehand

Veja como melhorar o golpe mais básico do tênis


Uma olhadela numa partida profissional mostra que há mais do que uma única forma de bater um forehand. O jeito de Roger Federer é quase clássico, com seu movimento suave e sua empunhadura das antigas. Já o forehand de Rafael Nadal não será encontrado nos livros de tênis, mas é um golpe quase infalível. Não importa como você bate o forehand, com apoio aberto ou fechado, com empunhadura Eastern ou full Western, uma coisa é necessária ao golpear: você precisa estar muito, muito relaxado. Jimmy Arias, cujo forehand lhe levou ao top cinco, diz que isso é algo que seu pai lhe ensinou quando ainda era criança. "Você precisa ficar com o braço completamente relaxado", afirma Arias. "Muitas pessoas tentam gerar potência retesando os músculos do braço. Você precisa deixar o braço fluir. Ele não vai voar, ele está grudado no seu ombro".



Dicas rápidas
Para conseguir o máximo do seu forehand, é necessário dominar o equilíbrio. Arias diz para manter alguma distância entre seus pés, assim você terá uma base larga de apoio. Se conseguir se ajustar de maneira apropriada a cada batida, o resto do seu golpe vai ganhar forma. 

  • Arias lembra de outro ponto: rotação. O centro de seu corpo e os ombros fazem muito do trabalho em um bom forehand. Seus ombros, primeiramente, precisam girar para trás e, então, se desenrolar. Uma boa rotação prevenirá que você confie demasiadamente no braço. 
  • A maioria das pessoas bate o forehand com apoio aberto atualmente. Está tudo bem desde que seu peso continue a ir para a frente, na direção do golpe.
Tom Perrotta

Publicado em 2 de Maio de 2016 às 08:30


Notícias