Chega de barulho!

WTA estuda desenvolver dispositivo para dar fim aos ruídos em excesso no circuito

Presidente da entidade disse já ter conversado com ITF e os Grand Slams e quer estabelecer nível dos grunhidos a partir de coleta e análise de dados


Uma reportagem do jornal USA Today desta terça-feira diz que a Associação das Tenistas Profissionais (WTA) chegou a um acordo com a Federação Internacional de Tênis (ITF) e com os quatro Grand Slams em desenvolver um dispositivo portátil para medir os níveis dos ruídos das tenistas em quadra, uma espécie de "Hawk-Eye do barulho".

Ron C Angle (TPL)
Azarenka é uma das tenistas mais criticadas pelos altos ruídos em quadra
"É hora de nós retirarmos grunhidos em excesso do jogo para as futuras gerações", afirmou Stacey Allaster, presidente da WTA. A ação tem como objetivo estabelecer uma regra que define os níveis de ruídos como aceitáveis ou não baseados na coleta e análise de dados.

A entidade que gerencia o tênis feminino consultou especialistas no campo da ciência esportiva, assim como técnicos e jogadores, incluindo as irmãs Venus e Serena Williams, duas jogadoras que são conhecidas também pelos fortes ruídos disparados a cada golpe em quadra.

Allaster declarou que a geração atual não será afetada pelo inusitado plano. "O que está claro para os especialistas é que, dessa maneira, teremos um efeito nocivo sobre a performance da nova geração. Então, essa alternativa [dispositivo] levará um tempo. Eu não quero ainda ir adiante com isso, porque é um esforço coletivo do esporte e precisamos que todos estejam de acordo."

Além das Williams, a bielorrussa Victoria Azarenka e a russa Maria Sharapova também são bastante criticadas no circuito por seus ruídos, supostamente, atrapalharem as adversárias.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Clijsters revela estar emocionada ao jogar seu último Wimbledon da carreira

De olho em Roland Garros, Azarenka abandona torneio de Roma com lesão no ombro

Segundo Sharapova, vitória em dia ruim apontou defeito crasso: "Sou muito teimosa"

Serena comprova supremacia no saibro e é destaque da semana com sexto lugar da WTA

Serena diz que regras da ITF para classificação aos Jogos Olímpicos do Rio são injustas

Wozniacki classifica Olimpíada como apaixonante, mas não nega: "Prefiro ganhar um Grand Slam"

Animada, Serena já dá detalhes do vestido que usará nas Olimpíadas de Londres

"A quadra azul em Madri é algo único", diz Sharapova

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012 (Confira!)

Da redação

Publicado em 26 de Junho de 2012 às 12:38


Notícias