Surpresa

Wilander surpreende e escala veteranos contra Israel

Às vésperas do sorteio, capitão sueco escala Thomas Johansson e Andreas Vinciguerra para as partidas de simples


Thomas Johansson (esquerda) e Andreas Vinciguerra (direita) defenderão a Suécia contra Israel
Enquanto todos esperavam uma Suécia desfigurada, com jogadores completamente desconhecidos para o confronto contra Israel pela primeira rodada da Copa Davis em 2009, o capitão Mats Wilander surpreendeu.

Às vésperas do sorteio oficial, Wilander mudou a formação titular da equipe, colocando os experientes Thomas Johansson e Andreas Vinciguerra entre os quatro inscritos para o confronto. Se apenas essa decisão já surpreendeu a todos, o anúncio de que os dois vão jogar as partidas de simples soou como uma bomba no país.

Aos 33 anos, Johansson chegou a figurar entre os sete do mundo, se tornando a grande zebra do ano ao vencer o Aberto da Austrália em 2002. Porém, não disputa uma partida oficial desde outubro, após ter o tendão de Aquiles operado, e atualmente figura apenas na 178ª posição no ranking mundial. "Meu pé tem melhorado a cada dia. Me encanta jogar a Davis e esta sempre foi a minha motivação durante a recuperação", garantiu o sueco.

Já Vinciguerra, que atualmente nem sequer possui ponto no ranking da ATP, não atua em uma partida oficial desde 2006. Famoso no Brasil após vencer partida decisiva contra Flavio Saretta em confronto pela Davis em 2003, o sueco de 27 anos passou por diversos problemas de contusão, inclusive pensando seriamente em abandonar a carreira.

A escolha de Wilander tem um motivo: o técnico não confiava nos jovens Bjorn Rehnquist e Michael Ryderstedt, sem nenhuma experiência na competição. Sem simplistas a altura, o capitão não queria queimar os especialistas em duplas Simon Aspelin e Robert Lindstedt, já confirmados para a partida de sábado.

Ciente do risco em colocar um jogador longe de sua forma ideal para jogar muitas partidas, o ex-número um do mundo e agora capitão confirmou que o número um da equipe, Thomas Johansson, não jogará as duplas, apostando na parceria de Aspelin e Lindstet. "É o momento de permitir que cinco jogadores sejam importantes para nossa equipe", afirmou Wilander, acenando com a possibilidade de mudanças na escalação para o terceiro dia.

O confronto, que será disputado sem público devido à preocupação da Federação local com possíveis protestos aos israelenses, começa nesta sexta-feira. Primeiro entram em quadra Johansson e o também experiente Harel Levy. Em seguida, duelam Vinciguerra e Dudi Sela.

Mais notícias sobre a Copa Davis...

+ "Teria que quebrar uma perna para ficar de fora", garante Monaco

+ Sánchez Vicário deseja sorte a Costa e elogia momento do tênis espanhol

+ "Tomara que não precise jogar com Djokovic", afirma Nadal

+ Espanha é ampla favorita ao título, em enquete no site da Davis

+ Djokovic: "Quero que o primeiro dia termine 1 a 1"

+ Murray está fora do confronto contra a Ucrânia pela Davis
+ Lesionado, González desfalca equipe chilena na Davis
+ Equipe espanhola terá Nadal, mas não contará com Verdasco
+ Machucado, Davydenko está fora da primeira rodada da Copa Davis
+ Após primeira vitória em seis meses, Chela já pensa na Davis

+ "Não sou apaixonado por tênis", confessa Acasuso

+ Granollers relembra final da Davis e passagem "inesquecível" pela Argentina

+ "Meu joelho não será problema para jogar a Davis", garante Nadal

+ Del Potro não jogará contra a Holanda pela primeira rodada da Davis

+ Herói da Davis, López ainda não venceu em 2009

José Eduardo Aguiar

Publicado em 5 de Março de 2009 às 13:27


Notícias