Vale dos Vinhedos exporta modelo de enoturismo

Vale dos Vinhedos exporta modelo de enoturismo


Única região do Brasil a ostentar o selo de Indicação de Procedência em seus vinhos, o Vale dos Vinhedos vem exportando seu sistema enoturístico implantado para outras regiões vitivinícolas dentro e fora do Brasil.

De acordo com Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, o fato de obter esta indicação mostrou para o setor vitivinícola que o trabalho conjunto possibilita ganhos tanto na valorização do produto como na conquista de mercados. "É por isso que outras regiões produtoras de uva e vinho buscam no Vale o modelo que pode ser empregado no desenvolvimento da vitivinicultura em outros locais do Brasil e também do Exterior"

Referência na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos já começa a influenciar regiões vitivinícolas de fora do Brasil. Representantes de países como Inglaterra, Estados Unidos e Suíça já estiveram no Vale para conferir in loco o trabalho desenvolvido na região. "Até da França, da região de Champagne, que já conquistou a Denominação de Origem tivemos visita", afirma Adriano.  

Da redação

Publicado em 24 de Setembro de 2009 às 08:14


Notícias