Já estava de malas prontas

Um tenista com estrela, sem trocadilhos

Dominicano Victor Estrella Burgos entra como lucky loser na chave principal do Rio Open e vence na estreia


 
Às vezes a sorte pode sorrir para a gente quase que por milagre. O tenista dominicano Victor Estrella Burgos foi um desses agraciados nesta semana. A passagem do caribenho pelo tour na América do Sul em fevereiro já tinha um saldo mais que positivo. Há menos de duas semanas, Estrella Burgos conquistou o tricampeonato seguido do ATP de Quito (2015/16/17), fato raríssimo na turnê.
 
Semana passada, na Argentina, ele conseguiu um wild card pela conquista de Quito, mas não passou da primeira rodada, perdendo de maneira categórica para o brasileiro Thiago Monteiro. Pelo seu ranking baixo para um ATP 500 (atualmente ele é o 94º colocado), o dominicano teve que disputar duas partidas pelo qualifying no Rio de Janeiro. No sábado venceu o espanhol Ruben Ramírez Hidalgo em sets diretos (duplo 6-3). Já no domingo, o caribenho perdeu para o belga Arthur de Greef em um duplo 6-4. De Greef, aliás, já eliminou no primeiro dia da chave principal o atual campeão do Rio Open, o uruguaio Pablo Cuevas.
 
Já com as malas prontas para São Paulo, onde vai disputar o qualy do Brasil Open, o veterano dominicano de 36 anos recebeu a notícia de que havia sido sorteado para ser o lucky loser a ascender à chave principal do Rio Open, por conta da contusão do austríaco Gerald Melzer. A estreia seria umas horas para a frente, contra o argentino Guido Pella. No jogo, Estrella Burgos fez valer a segunda chance que os deuses do tênis lhe reservaram. Jogando de maneira eficiente, ele não encontrou dificuldades para vencer o primeiro set em 6-2, quebrando o saque de Pella no segundo e no oitavo game. 
 
A segunda parcial foi mais disputada, com o argentino conseguindo um break logo no primeiro game. Estrella Burgos teve paciência e constância e conseguiu quebrar o saque do Hermano no décimo game, empatando a série em 5 a 5. Com a confirmação de seu saque no décimo primeiro game, o dominicano pôs pressão e, depois de ter um match point salvo por Guido Pella, aproveitou a segunda chance de encerrar a partida e se classificou para as oitavas de finais. 
 
O adversário nesta quinta será Pablo Carreno Bustas, quarto cabeça de chave e número 24 do mundo, uma parada indigesta para Estrella Burgos. O franco atirador vai tentar mais uma vez subverter todas as adversidades e chegar o mais longe que sua boa fase o permitir.                        
Por Rodrigo Soares

Publicado em 22 de Fevereiro de 2017 às 18:13


Notícias