Oimpíada

Presidente da ITF confirma inclusão de duplas mistas na Olimpíada de 2012

Em comunicado, Francesco Ricci Bitti agradeceu o COI pela inclusão e ressaltou a importância da decisão para o enriquecimento do evento


Os norte-amricanos Carly Gullickson e Travis Parrott comemoram título
De acordo com o presidente da Federação Internacional de Tênis, Francesco Ricci Bitti, a categoria duplas mistas será incluída no programa dos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados em Londres, em 2012.  

"A ITF está muito feliz e satisfeita com a decisão do Comitê executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) de incluir as duplas mistas no programa do torneio olímpico de tênis em 2012 doravante", disse Bitti, presidente da entidade que rege o tênis, em comunicado.     

O dirigente ressaltou ainda importância das duplas mistas para o enriquecimento do evento. "Acreditamos que essa adição fará do torneio de tênis na Olimpíada um evento único, com jogadores top podendo competir por seus países e pela honra de conquistar uma medalha olímpica em três categorias diferentes: simples, duplas e duplas mistas".

A mudança foi uma sugestão da ITF, que já promove nos Grand Slams as competições entre homens e mulheres. A única exigência do COI foi a de que a competição contasse com os principais jogadores do mundo.

Com essa decisão o tênis será o segundo esporte a colocar frente a frente mulheres e homens na mesma disputa. O outro é o hipismo.

Essa adição marca, definitivamente, a aproximação do tênis com o mais tradicional e importante evento esportivo do mundo. Ao longo de muitos dos quase 114 anos de história dos jogos modernos, o esporte das raquetes esteve fora do programa do COI.

Só em 1988, quando Steffi Graf conquistou o Golden Slam (todos os majors e a olimpíada), é que o esporte voltou a figurar nos Jogos Olímpicos.

Mais nótícias sobre o mundo do tênis...

+ Tenistas aproveitam férias do circuito para viajar

+ "Espanha é a melhor equipe do momento", afirma Yves Allegro

+ ATP escolhe maiores zebras do ano. Veja lista:

+ ATP Finals bate recordes de audiência

+ ITF pede ao COI inclusão de duplas mistas no programa olímpico

ESPECIAL:Olimpíada -

Para 2016 e além -Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 10 de Dezembro de 2009 às 11:20


Notícias