Décimo título?

Nadal atropela Thiem com direito a mais um pneu no saibro de Paris

Espanhol não deu chance ao talentoso austríaco e segue sem perder sets em Roland Garros neste ano



Dominic Thiem entrou em quadra hoje como o único jogador a vencer Rafael Nadal na temporada europeia de saibro. O austríaco derrotara o Toro Miúra nas quartas de finais do Master 1000 de Roma, em sets diretos. Thiem havia chegado também a duas finais contra Nadal, e perdido ambas, em Barcelona e no Master 1000 de Madrid.
 
Com essa credencial, o talentoso austríaco esperava pelo menos complicar a vida do maior jogador no saibro em todos os tempos. Rafael Nadal, porém, tinha planos bem diferentes para a sua sexta-feira parisiense. Queria logo resolver sua vida, e descansar para a iminente final contra Wawrinka. O eneacampeão de Roland Garros não deu chances a Thiem, jogando com muita firmeza e consistência.
 
No primeiro set, parecia que o número 7 do mundo seria capaz de aprontar para cima de Nadal. Thiem quebrou logo o serviço do rei do saibro, mas nos dois games seguintes de saque do austríaco, o maiorquino foi para cima e conseguiu duas quebras. Depois, confirmações de saque de lado a lado e Nadal fechou o set no nono game, em 6-3. Nadal capitalizou, principalmente os pontos ganhos em seu segundo serviço, com aproveitamento de 75% dos pontos, contra apenas 27% de Thiem nesse quesito. 
 
Na segunda parcial, Dominic Thiem tentou ser ainda mais agressivo. O campeão do Rio Open desse ano conseguiu 13 winners no decorrer do set, mas também cometeu 12 erros não-forçados. Já Nadal seguia sendo o paredão de sempre: apenas 6 erros não-forçados, com 7 winners na série. O momento-chave do segundo set aconteceu logo no terceiro game, quando Rafael Nadal impôs pressão no serviço de Thiem, conquistando um breakpoint no 30-40, mas precisando de mais seis pontos para conseguir a quebra do saque do rival. 
 
Os demais games tiveram total domínio dos sacadores, que não permitiram chances aos recebedores de chegarem nem perto de breakpoint. Dessa forma, Nadal chegou no 5-4 para colocar o segundo set dentro do bolso e não falhou. De maneira soberana, Rafa não cedeu sequer um ponto para Thiem no décimo game, fechando a segunda parcial em 6-4.
 
O terceiro set foi um passeio do aspirante a lenda de Roland Garros. Nadal dominou por inteiro um já desanimado Thiem, que não conseguiu escapar de um pneu. O espanhol teve mais bolas vencedoras que o rival, com 7 a 2 e também menos erros não forçados (6 de Nadal e 9 de Thiem). Nesse cenário, o atual número 4 do ranking da ATP sacou em 5-0, salvou ainda um breakpoint antes de fechar o jogo e se qualificar para a sua décima final do Aberto da França. Até hoje, seu cartel é de 9 vitórias e nenhuma derrota no saibro sagrado de Roland Garros. E alguém duvida que “La Décima” é só questão de horas?
Por Rodrigo Soares

Publicado em 9 de Junho de 2017 às 15:52


Notícias