Roland Garros 2012

Melo e Soares têm dia bom em Paris, aproximam-se das Olimpíadas e pedem mais visibilidade nas duplas

Com parcerias diferentes, mineiros estão vivos no Major francês e soma pode ser primordial para o plano de representarem o Brasil em Londres


Sem representantes nas simples após as eliminações de Thomaz Bellucci, João Souza e Rogério Dutra Silva, o Brasil dirigiu suas atenções às duplas, modalidade que às vezes não tem o mesmo valor reconhecido na imprensa especializada. É o que diz o mineiro Marcelo Melo, tenista que já está classificado para as oitavas de final de Roland Garros e que pode ser um dos representantes nas Olimpíadas de Londres, em julho.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Após RG, Bruno Soares e Marcelo Melo podem garantir uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Londres
Com o revés de Bellucci logo na estreia em Paris, suas chances de se classificar para os Jogos na Inglaterra diminuíram consideravelmente e o jogador deverá recorrer a um convite ou esperar desistências da chave. Nas parcerias, no entanto, a chance é bem clara. Bruno Soares e Melo estão muito esperançosos por um lugar em Londres e explicaram à Revista Tênis como acreditam que Roland Garros pode ser importante para esse plano.

"A gente fez uma conta, serão 25 duplas, sendo que as 10 melhores pelo ranking de duplas entram. Os 10 melhores de simples entram e sobram algumas vagas. Então, a gente vai fazendo as possíveis combinações e, pelo que a gente vê nos vestiários, acho que dá sim. Mas é uma conta "por alto". O importante é somar", explicou Soares.

Melo e Soares jogaram juntos em 2011 nas quadras parisienses e alcançaram a segunda rodada, totalizando 90 pontos para serem defendidos nesta temporada. Esta sexta-feira, essa meta foi superada - Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, chegou as oitavas após bater a dupla cabeça 9, formada pelo tcheco Frantisek Cermak e o eslovaco Filip Polasek pelo placar de 5/7, 6/3 e 7/6(4); enquanto que o ex-parceiro Soares e o norte-americano Eric Butorac estrearam com triunfo diante dos espanhóis Marcel Granollers e Albert Montanes por 4/6, 7/6(5) e 6/2.

Dessa forma, tanto Soares e Melo só têm a acrescentar na lista da ATP, onde ocupam respectivamente os 30º e 32ºs lugares, respectivamente. "Foi um passo muito importante [essas vitórias], porque são mais 90 pontos. E será muito importante para o Brasil em se manter nas Olimpíadas", observou Melo, que lembrou da importância das duplas para o País antes do surgimento de Bellucci no individual.

"Caso classifique a dupla [aos Jogos de Londres], é mais um ponto de abrir os olhos das pessoas a fim de mostrar que a dupla também é importante. Acho que poderiam falar muito mais das duplas, especialmente nos torneios grandes. Às vezes a gente escuta muito mais notícias de que o Bellucci perdeu nas simples do que a dupla ganhou. Então, é importante se classificarmos para as Olimpíadas em manter a importância das duplas no circuito", encerrou o gigante de 2,03m.

Confira mais notícias sobre Roland Garros...

"Ainda não acredito que venci", declara Murray após sofrer com dores na vitória em Roland Garros

Federer evita pensar em favoritismo e cita derrota para Guga em Roland Garros como lição

Sharapova quer acabar com rótulo de "vaca no gelo" e reconhece que tem chances de vencer Roland Garros em 2012

Após estreia em Roland GarrosRogerinho prevê: "Falta pouco para entrar no top 100"

Bellucci se diz decepcionado com temporada e já descarta jogar as Olimpíadas de Londres

Errático, Bellucci culpa cansaço por dura virada logo na estreia de Roland Garros

Frustrado, Feijão lamenta "presente de grego" no dia do aniversário em Roland Garros

Confiante, Bellucci crê que preferência ao saibro pode ajudá-lo na estreia de Roland Garros

Djokovic minimiza pressão pelo 4º Slam consecutivo e admite: "Nadal é o favorito"

Após vaga inédita na chave principal, Rogerinho cobra regularidade contra Isner emRoland Garros

ESPECIAL:Roland Garros- Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, começo da primavera, todas as atenções se voltam para um local próximo ao Bois de Boulogne; e não é para ver a exuberância dos parques parisienses(Confira!)

Matheus Martins Fontes, Enviado Especial A Paris

Publicado em 1 de Junho de 2012 às 15:46


Notícias