Sulamericanos

Melhor jogador em tie-breaks, Cuevas vence pela primeira vez um top20

Uruguaio é o melhor jogador em games desempates na temporada e, nessa quarta, precisou de dois para bater Davydenko em Moscou


Ron C Angle (TPL)
Cuevas derrotou pela primeira vez na carreira um tenista entre os 20 melhores do mundo
Fazia tempo que o Uruguai não tinha um representante tão talentoso em sua geração no tênis. Pablo Cuevas já impressionava quando enfrentou o Brasil com apenas 19 anos, em 2005, na decisão do Zonal Americano II, o equivalente à terceira divisão da Copa Davis, no confronto em Montevidéu. O time brasileiro comandado por Fernando Meligeni saiu vitorioso por 3 jogos a 2, mas, na ocasião, Cuevas venceu Flavio Saretta no primeiro dia do duelo e Guga na quinta partida, quando os tenistas cumpriam tabela.

O atleta natural de Concordia cresceu no circuito e chegou ao auge da carreira na temporada passada, quando alcançou a 45ª posição no ranking da ATP. Em 2010, o jogador faz uma campanha irregular, tendo chegado a cinco quartas-de-final em torneios disputados no saibro. Atualmente em 71°, Cuevas chegou ao final do ano tentando somar o maior número de pontos para tentar estar novamente entre os 50 melhores. E, nessa quarta-feira, o uruguaio mostrou seu talento com a primeira vitória diante de um tenista top20.

Na segunda rodada do ATP 250 de Moscou, Cuevas surpreendeu o tricampeão do torneio, o local Nikolay Davydenko em dois tie-breaks, passando às quartas-de-final do evento russo. Além do triunfo diante do cabeça-de-chave número um em Moscou, o sulamericano comprovou seu excelente desempenho em tie-breaks. O jogador lidera as estatísticas da ATP com 13 vitórias e apenas uma derrota em games de desempate, chegando a incríveis 92% de aproveitamento na temporada.

Após a partida, Cuevas elogiou sua performance na partida dessa quarta e espera continuar com a boa campanha no piso rápido russo. "Foi um jogo extremamente difícil e estou muito feliz de ter batido ele aqui em Moscou. Espero continuar jogando assim nessa semana", admitiu o único jogador do país no top100. Na próxima fase, Cuevas enfrentará pela segunda vez na carreira o tcheco Radek Stepanek. No único embate entre os dois, em New Haven nessa temporada, o europeu venceu fácil em sets diretos.

Confira as últimas notícias do tênis sulamericano...

+ Após bom primeiro semestre, Mayer frustra argentinos com lesão

+ Próximo de sua volta, Nalbandian não esconde: "Sempre considero jogar a Davis"

+ Em recuperação, Gonzalez torce por resgate de mineiros no Chile

+ Médico de Del Potro avisa: "O pulso está perfeito!"

+ Após levar surra de Lopez em Tóquio, Del Potro afirma: "Se trabalhar bem, voltarei à boa forma em um mês"

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa)  (Confira!)

 

Da redação

Publicado em 20 de Outubro de 2010 às 19:34


Notícias