Potência

Karlovic é o rei dos aces em 2008

Croata lidera as estatísticas da ATP com 961 saques vencedores esse ano


Ron C Angle/TPL
Nadal sofreu com os saques de Karlovic no torneio de Queen´s
Quanto mais alto o tenista, mais potente o seu saque. Esta é uma máxima muito usada no mundo do tênis. Comprovando a tese, Ivo Karlovic é o líder de aces da ATP em 2008.

Com 2,08m, o croata totalizou 961 saques vencedores no ano, em 54 partidas. A média de 17,8 aces por jogo também é a maior entre todos os tenistas. A potência em seu saque o ajudou a conquistar um título na temporada, em Nottingham, e chegar a 14ª posição no ranking mundial. Hoje o tenista aparece em 26º, mas continua poderoso em seu serviço.

O croata ainda conseguiu a impressionante marca de 42 aces em uma única partida, na segunda rodada do US Open contra Florent Serra. Em outro grande jogo, nas quartas-de-final do torneio de Queen's, realizou 35 saques vencedores contra Rafael Nadal, mas acabou perdendo no tie-break do terceiro set.

Além de liderar o ranking dos aces, Karlovic é o tenista que mais vence pontos quando encaixa o primeiro saque, além de ser o segundo jogador que mais conquista games em seu serviço, ficando atrás de Andy Roddick.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 3 de Dezembro de 2008 às 11:31


Notícias