História

Jankovic é a única número um da era aberta que não possui um Grand Slam.

Tenista sérvia quer seguir exemplo de Amélie Mauresmo e Kim Clijsters


No ranking divulgado na ultima segunda feira, Jelena Jankovic voltou a figurar como número um do mundo, tomando o posto de Serena Willians. Porém, a sérvia, que na última semana conquistou o torneio de Stuttgart, ainda não possui um titulo de Grand Slam na carreira.

RON C. ANGLE/TPL
Desde que a WTA foi criada e o ranking mundial passou a ser computado nos moldes atuais, Jankovic é a única das 18 mulheres que já ocuparam a primeira posição que nunca ganhou um dos quatro torneios mais importantes do tênis.

Alguns acreditam que o motivo pelo qual a finalista do US Open está no topo da lista é o alto número de campeonatos que ela disputa ao longo da temporada. A número um do mundo já jogou 19 torneios em 2008, contra 14 de Ana Ivanovic e 12 de Serena, duas das tenistas que ainda podem desbancar Jankovic do posto.

Os próximos torneios da temporada e, principalmente os quatro Grand Slans do ano que vem, mostrarão se Jankovic é realmente digna do lugar que ocupa. Ao longo dos 33 anos que se passaram desde a criação do sistema, duas tenistas servem de inspiração para a sérvia. A francesa Amélie Mauresmo e a belga Kim Clijsters, já aposentada, também se tornaram número um antes de vencer um dos grandes torneios. As duas demoraram quase dois anos para alcançar tal façanha. Mauresmo venceu o Aberto da Austrália em 2006 e Clijsters, o US Open de 2005.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 8 de Outubro de 2008 às 14:38


Notícias