Federer também lidera as estatísticas da ATP

Suíço é melhor nos números também


Além de melhor tenista do mundo em quadra, Roger Federer também é eficiente nos números. Após o termino da temporada oficial, a ATP divulgou as principais estatísticas do ano e o suíço aparece em primeiro lugar em quatro delas.

Federer é o tenista que mais venceu seus games de serviço, com 90% de sucesso em defender seu saque. O suíço tem o mesmo aproveitamento do que Andy Roddick, mas como disputou 22 partidas a mais do que o norte-americano, tem um número de games maior.

O suíço também é conhecido por ser bastante frio nos momentos de pressão. E a prova disto é que ele lidera na categoria de break points salvos, com 70%. Novamente seguido por Roddick, mas desta vez, o americano tem 1% a menos.

E seguindo o ditado no mundo do tênis: "Você é tão bom quanto seu segundo serviço", Federer lidera a categoria, justamente na frente do espanhol Rafael Nadal. Curiosamente (ou não), os dois são os dois primeiros colocados no ranking de entradas da ATP.

E no tênis moderno, cada vez mais veloz e com saques potentes, o suíço também se mostra eficiente nas devoluções. É dele o melhor porcentual em devolução de primeiros saques com 35%. O segundo colocado é o russo Nikolay Davydenko. Mas o número 3 do mundo vence na categoria de devoluções em segundos serviços.

E Davydenko também é o líder em derrubar os saques dos adversários. Ele venceu 35% dos games que jogou quando recebia os serviços.

Já o croata Ivan Ljubicic, quinto colocado no ranking, foi o tenista que mais conseguiu aces em 2006. Foram 929 em 78 partidas, uma média de quase 12 por jogo. Ele venceu com folga na categoria, já que Roddick, segundo colocado, ficou com "apenas" 705.

Gustavo Pereira

Publicado em 21 de Novembro de 2006 às 07:55


Notícias