Recorde

Federer se diz surpreso com façanha no esporte: "Não esperava por isso"

Tenista suíço completou 287 semanas como número 1 do mundo e se tornou o maior líder da história, seguido de Sampras, Lendl, Connors e McEnroe


Quando deixou a liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) no fim de maio de 2010, Roger Federer deve ter pensado: "faltou uma semana!" Até aquele momento, o suíço havia liderado a tabela da entidade por 285 semanas, apenas uma de diferença para o então recordista Pete Sampras. Com a ascensão de Novak Djokovic em 2011 e a rivalidade com Rafael Nadal, muitos sequer cogitavam uma volta do experiente tenista ao topo do tênis. Porém, Federer provou a todos porque é, para muitos, o maior gênio que passou pelo esporte.

Site ATP
Com o sétimo título de Wimbledon, o 17º Grand Slam da carreira, Federer, hoje com 30 anos, reassumiu a liderança da ATP e, dessa forma, igualou-se a Sampras no número de semanas como número 1. O suíço ficou apenas 75 pontos à frente de Djokovic e um bom resultado do rival em algum torneio na semana passada teria sido o suficiente para lhe tirar do trono novamente.

No entanto, o sérvio, assim como os principais tenistas da atualidade, se poupou para a disputa das Olimpíadas de Londres e, nesta segunda-feira, Federer se tornou o maior líder da história do tênis. O tenista, que completará 31 anos no dia 8 de agosto, chegou pela primeira vez ao topo da ATP no dia 2 de fevereiro de 2004 e vem à frente de Sampras (286 semanas), e dos norte-americanos Ivan Lendl (270), Jimmy Connors (268) e John McEnroe (170).

"É realmente um sentimento incrível recuperar o número 1 do ranking. Eu tinha estabelecido isso como uma meta para minha equipe, mas nunca imaginei que, com a qualidade do tênis de hoje, eu conseguisse isso tão rápido. Estou extremamente orgulhoso e honrado de ter superado a marca de Pete [Sampras], que foi meu ídolo de infância", declarou Federer.

Ron C Angle (TPL)
Federer conquistou 17 títulos de Grand Slam em sua carreira
Superado por Federer após quase 12 anos (a última vez que o estadunidense liderou a lista da ATP foi em novembro de 2000), Sampras parabenizou o seu "sucessor". "É um grande feito. A coisa mais difícil de se fazer no esporte é permanecer na ponta. Roger [Federer] tem sido capaz de fazer isso com grande tênis e com durabilidade", afirmou.


Quem também não deixou de mostrar a admiração pelo suíço da Basileia foi o presidente da ATP, Brad Drewett. "Seus resultados nos 12 últimos meses é um privilégio para qualquer um que aprecie o tênis. Este recorde é algo que elevará ainda mais sua longa lista de feitos. Temos sorte de ter um dos maiores atletas de todos os tempos representando nosso esporte hoje", encerrou.

Federer nos números:

22 - idade 22 anos, 5 meses, quando tornou-se número 1 do mundo pela 1ª vez em 2 fev. 2004.

30 - idade 30 anos, 11 meses em que anota o recorde de semanas como número 1 (287)

237 - semanas consecutivas como líder da ATP / 2/2/2004 - 11/8/2008

853 - número de vitórias na carreira - 853/192 (81,6%)

75 - títulos de simples em 106 finais (70,8%)

17 - títulos de Grand Slam

20 - canecos de Masters 1000 (antigo Masters Series)

6 - canecos de ATP Finals (antiga Masters Cup)

Federer em homenagem da ATP:

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Roger Federer rejeita levar a bandeira da Suíça na abertura das Olimpíadas de Londres

Francês aponta incrível força mental de Federer: "É uma rocha"

Federer diz ter ficado emocionado ao jogar sob olhares da família real em Wimbledon

Irritado, Federer perde compostura e manda um "cala a boca" para torcida em Paris

Djokovic se diz animado para conhecer o Brasil e sonha com duelo contra Guga

"Foi a pior derrota da minha carreira", lamenta Tsonga

+Tsonga promete "lutar como um leão" diante de Djokovic por sonho francês em Roland Garros

Djokovic fica aliviado por ter acabado com jogo antes do escurecer em Roland Garros

"Ainda não acredito que venci", declara Murray após sofrer com dores na vitória em Roland Garros

ESPECIAL:Hora do show - Sim, o maior de todos virá ao Brasil e se você é realmente um fã de tênis não pode perder a chance de ver Roger Federer atuar   (Confira!)

Da redação

Publicado em 16 de Julho de 2012 às 07:46


Notícias