Copa Davis
Time suíço venceu os franceses fora de casa para ficar com o troféu
Foto: Divulgação/Davis Cup
Roger Federer já era um ídolo mundial em 2014. A essa altura, ele já havia conquistado 17 dos seus atuais 20 títulos de Grand Slam. Mesmo com todas essas conquistas, o suíço ainda amargava o tabu de nunca ter vencido a Copa Davis, principal competição entre países do tênis.
Leia mais:
+ Guia Copa Davis: Tudo sobre a final da última edição no formato clássico
Depois de bater na trave em diversas oportunidades, incluindo a semifinal em 2003 e as quartas no ano de 2004, Roger enfim conseguiu levar sua equipe ao título em um duelo dramático contra a França, fora de casa.
Os donos da casa, sabendo que o piso de saibro era o qual Federer menos se sai bem, escolheram Stade Pierre-Mauroy, em Lille, como sede do duelo. As equipes eram compostas por Federer (#2 do mundo), Stan Wawrinka (#4), Marco Chiudinelli (#212) e Michael Lammer (#508) pelos suiços e um forte time francês com Jo-Wilfried Tsonga (#12), Gael Monfils (#19), Julien Benneteau (#25) e Richard Gasquet (#26).
Confira a jornada da Suíça pelo título:
No primeiro duelo, vitória de Wawrinka sobre Tsonga por 3 a 1 (6/1, 3/6, 6/3 e 6/2). Logo na sequência, Federer foi à quadra para enfrentar Monfils e tentar conquistar o segundo ponto. Não deu certo, com Gael jogando bem e sacramentando a vitória duelo em sets diretos, por 6/1, 6/4 e 6/3.
O terceiro confronto, pelas duplas, definiria a equipe que largaria com vantagem para o terceiro dia de jogos. Os franceses optaram por Benneteau e Gasquet enquanto a parceria de Federer e Wawrinka foi escalada do lado adversário. Os suíços marcam 6/3, 7/5 e 6/4 e abriram a vantagem de 2 a 1.
No quarto duelo, que poderia decidir a competição, Federer teve como adversário Gasquet. Com triunfo em sets diretos, com placar de 6/4, 6/2 e 6/2, ele selou a vitória que daria o primeiro - e até agora único - título de Davis para a Suíça.
Veja como foi o match point:
Publicado em 22 de Novembro de 2018 às 22:38