Manter o Foco

Embalado, Nadal chega em Barcelona na busca pelo hepta e nega preocupação pelo número 1

Espanhol vem do 8º título em Monte Carlo e vibra com vitória sobre Djokovic, porém deixa claro seu plano: "Meu objetivo agora é vencer torneios"


Enquanto a primeira rodada do ATP 500 de Barcelona teve início nesta segunda-feira, as atenções da mídia local apontaram, é claro, para Rafael Nadal, hexacampeão do torneio e principal favorito também para 2012. O número 2 do mundo passou esta manhã analisando sua trajetória no Masters 1000 de Monte Carlo, onde conquistou o primeiro troféu da temporada e o oitavo consecutivo no principado de Mônaco.

Site Oficial
Nadal abraça Djokovic após ficar com o título em Monte Carlo, o oitavo seguido no torneio
Porém, quando foi questionado se um dos principais objetivos para a temporada seria a recuperação da liderança do ranking, Nadal foi enfático e priorizou a conquista de grandes títulos. "Meu objetivo agora não é o número 1, mas sim vencer em Barcelona", disse Rafa na tradicional coletiva de imprensa do evento.

"Meu único objetivo é ir dia após dia e dar o melhor de mim em cada treino, em cada partida. Agora, começa outro torneio especial para mim, porque jogo em casa e espero jogar bem desde o primeiro dia e seguir evoluindo", acrescentou Nadal, que foi campeão em Barcelona nas temporadas de 2005, '06, '07, '08, '09 e '11. "É claro que jogar em Barcelona sabendo que ganhou o torneio anterior te dá mais tranquilidade e confiança, mas em nenhum momento te garante a vitória", completou.

Na semana passada, Nadal quebrou uma série de sete derrotas seguidas para Novak Djokovic, todas em finais. No entanto, o espanhol afirmou que o caneco em Monte Carlo supera a relevância do adversário na decisão, mesmo se tratando do seu maior rival na atualidade. "É importante ganhar de Djokovic, mas sou sincero a ponto de dizer que é mais importante ganhar Monte Carlo. Quando tudo acaba, o que fica são os títulos, as vitórias, não contra quem você derrotou", argumentou.

Ron C Angle (TPL)
Espanhol não quis comentar sobre possível medalha nas Olimpíadas e alertou para perigos da grama de Wimbledon
Por final, Nadal preferiu não pensar quando o assunto é Copa Davis. O tenista não participou dos dois confrontos anteriores - contra Cazaquistão e Áustria - e, dificilmente, deverá estar presente nas semifinais contra os EUA, em setembro. "Eu não tomo decisões a quatro ou cinco meses em vista. Veremos como vão as coisas", despistou o espanhol, que tampouco falou sobre a possibilidade de uma possível medalha na Olimpíada de Londres.

"Primeiro tenho que chegar lá [Wimbledon, palco do tênis nos Jogos Olímpicos] e, além disso, é um torneio que se joga na grama ao melhor de três sets e qualquer deslize você vai para casa", citou Nadal, que também afirmou não se considerar o melhor jogador no saibro. Para ele, o sueco Bjorn Borg ainda carrega o status. "Quando isto acabar, os especialistas serão os que vão decidir em que lugar me colocarão na história deste esporte", finalizou o hexacampeão de Roland Garros.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Com direito a anúncio no jornal, Nadal põe carro à venda e dinheiro será destinado à instituição

Lesionado, Nadal visa recuperação para chegar bem fisicamente à temporada de saibro

Nadal mostra talento com a bola no pé e trava duelo no futetênis com Cristiano Ronaldo

"Perdi muita energia com isso", confessa Nadal sobre período no Conselho de Jogadores

"Não aceito que me chamem de dopado", dispara Nadal contra TV francesa

Atual campeão olímpico nas simples, Nadal jogará as duplas com Marcel Granollers emLondres

Rei do saibro, Nadal admite que não espera vitória fácil contra Djokovic em Roland Garros

Nadal será o porta-bandeira da Espanha nas Olimpíadas de Londres

ESPECIAL:A história por testemunha -Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Abril de 2012 às 08:32


Notícias