Memória

Destaque nos anos 40, ex-tenista norte-americana falece aos 91 anos

Pauline Betz Addie foi campeã de cinco Grand Slams na época amadora do esporte e acabou sucumbindo diante da velhice


Pauline Betz Addie foi campeã de cinco Majors na carreira e faleceu aos 91 anos
A ex-tenista Pauline Betz Addie morreu na última terça-feira nos Estados Unidos, aos 91 anos. Expoente da modalidade ao longo da década de 1940, a atleta que conquistou cinco títulos de Grand Slam na carreira sofria com o mal de Parkinson e teve o óbito confirmado pelo filho nesta quinta.

Dos títulos de Pauline, o mais importante foi Wimbledon, em 1946 - naquela época, o Grand Slam inglês era considerado a principal competição do mundo. Além disso, a americana conquistou por quatro vezes o Campeonato Americano (Aberto dos Estados Unidos, atualmente), em 1942, 43, 44 e 46.

Norte-americana sofria de mal de Parkinson e morreu dormindo
A lista de conquistas de Pauline Addie não foi maior porque, em 1947, perto de completar 27 anos, ela decidiu ingressar na carreira profissional, sendo assim barrada de Grand Slam - os principais torneios do circuito só deixaram de ser exclusivos a amadores a partir de 1968.

Antes de 1968, os tenistas eram proibidos de receber oficialmente remuneração nos campeonatos. Muitas vezes os prêmios, hoje em milhões, eram dados em meias, camisas, vale-compras ou algum outro objeto de valor simbólico.

Atleta no tempo em que os rankings de tênis não eram oficiais, Pauline Addie foi considerada a melhor tenista do planeta em 1946, ano em que conquistou Wimbledon. De acordo com o filho, ela morreu dormindo.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Del Potro exalta vitória em retorno a Roland Garros e admite não pensar em duelo com Djokovic

Mello visa preparação para Wimbledon e confirma participação no ATP de Hertogenbosch

Sem temer torcida, Baghdatis afirma que jogo contra Nadal "será mais mental"

Com punho dolorido, Del Potro declara: "A vitória é mais importante do que a dor"

Roddick arrisca de "caddie" em exibição e passa vergonha ao jogar golfe

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 3 de Junho de 2011 às 09:19


Notícias